Part of the Cotecna Group

Louva-a-deus / Praying mantis, Garibaldi, RS


Ver ampliada







Espécimes de louva-a-deus, Phyllovates iheringhi, fotografados em laranjeira (Citrus sinensis (L.) Osbeck), Garibaldi, RS (29°15'48.9"S 51°29'32.5"W, veja no mapa). Fêmea maior com duas faixas escuras nas asas, machos menores com asas transparentes.

Os louva-a-deus, louva-deus ou cavalinho-de-deus são insetos pertencentes à Ordem Mantodea. Possuem corpo geralmente alongado e estreito que varia de 0,8 a 17 cm. Há grande variedade de formas e cores dentro do grupo, geralmente associados a estratégias de camuflagem e mimetismo. 

Os louva-a-deus são principalmente predadores de emboscada, mas algumas espécies que vivem no solo são encontradas perseguindo ativamente suas presas. Eles normalmente vivem cerca de um ano. Em climas mais frios, os adultos põem ovos no outono e depois morrem. Os ovos são protegidos por suas cápsulas e eclodem na primavera. As fêmeas às vezes praticam o canibalismo sexual, comendo seus companheiros após a cópula.

Muitas vezes as pessoas pensam que os louva-a-deus são pragas. Isso é apenas parcialmente verdade. Os louva-a-deus são excelentes exterminadores de pragas. Eles mantêm baixa a população de insetos que são uma ameaça à agricultura. Um mestre do disfarce, o louva-a-deus pode ser um assistente competente tanto para o agricultor quanto para o jardineiro. Olhe atentamente em seu quintal. Talvez essa forma enganosa seja um louva-a-deus pronto para sua próxima refeição.

Literatura

pests.org. 2018. Praying Mantis. Disponível em: https://www.pests.org/praying-mantis/. [Acesso em: 5.maio.2021].

Wikipedia. 2021. Mantis. Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Mantis. [Acesso em: 5.maio.2021].

*******

How to cite: Ferreira, V. A.; Schaffer, N. 2021. Louva-a-deus / Praying mantis, Garibaldi, RS. Agriporticus. Disponível em: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=1974. Acesso em: 05.maio.2021 (Atualize a data de acesso.)