Part of the Cotecna Group

Suspeita (II) de bainha roxa (Purple Leaf Sheath) em milho, Formosa, GO


Ver ampliada

Figura 1. Mancha necrótica com halo arroxeado em bainha de folha de milho, na parte do colmo, mas sem afetá-lo, Formosa, Goiás, abril 2022.

Figura 2. Manchas necróticas com halo arroxeado em bainha de folha de milho, na parte do colmo, mas sem afetá-lo, Formosa, Goiás, abril 2022.



Figura 3. Manchas necróticas com halos arroxeados em bainha de folha de milho, na parte do colmo, mas sem afetá-lo, Formosa, Goiás, abril 2022.



Figura 4. Manchas necróticas com halos arroxeados em bainha de folha de milho, na parte do colmo, mas sem afetá-lo, Formosa, Goiás, abril 2022.



Figura 5. Mancha necrótica com halo arroxeado em bainha de folha de milho, na parte do colmo, mas sem afetá-lo, Formosa, Goiás, abril 2022.



Figura 6. Início da mancha em bainha de folha de milho, na parte do colmo, mas sem afetá-lo, Formosa, Goiás, abril 2022.



Figura 7. Início da mancha em bainha de folha de milho, na parte do colmo, mas sem afetá-lo, Formosa, Goiás, abril 2022.



Figura 7. Manchas escuras arroxeados em bainha de folha de milho, na parte do colmo, mas sem afetá-lo, Formosa, Goiás, abril 2022.



Figura 9. Manchas arroxeados em bainha de folha de milho, na parte do colmo, Formosa, Goiás, abril 2022.



Figura 10. Manchas em bainha de folha de milho, na parte do colmo, Formosa, Goiás, abril 2022.



Figura 11. Manchas necróticas com halos arroxeados em bainha de folha de milho, na parte do colmo, mas sem afetá-lo, Formosa, Goiás, abril 2022.



SUSPEITA de “Bainha roxa” da folha, uma doença inofensiva, considerada uma injúria, associada à deposição de pólen ou outros resíduos entre bainha da folha e o colmo e a sua (do pólen) decomposição por bactérias e fungos. Estas fotos foram recebidas e ilustram plantas com tais sintomas em lavoura em Formosa, Goíás, abril 2022. Não se trata de um problema grave e pode ser confundido com uma das podridões do colmo.  Ao cortá-los, porém, não há danos. Pode ocorrer com frequência, especialmente após a polinização, às vezes parece queima por fertilizantes ou agrotóxicos.

Mancha por Physoderma (Physoderma maydis) pode causar sintomas semelhantes, manchas arroxeadas, dependendo do estágio da doença. O manejo da doença com fungicidas precisará ser antecedido pela correta identificação do problema (Monsanto, 2014).

O termo "SUSPEITA" se mantém pois o material não foi examinado no laboratório e o diagnóstico foi pelas imagens.

Literatura

CropWatch. 2015. Dark Lesions on Corn are Purple Leaf Sheath. CropWatch. Disponível em: <https://cropwatch.unl.edu/dark-lesions-corn-are-purple-leaf-sheath>. Acesso em: 21.jul.2022.

Duarte, V. 2021. Suspeita de bainha roxa (Purple Leaf Sheath) em milho, Catalão, GO. Agriporticus. Disponível em: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=1988. Acesso em: 20.julho.2022

Monsanto. 2014. Purple leaf sheath lesions and Physoderma brown spot in corn. Agronomic Spotlight. Disponível em: <https://www.corn-states.com/app/uploads/2018/07/Purple-Leaf-Sheath-Lesions-and-Physoderma-Brown-Spot-in-Corn.pdf>. Acesso em: 21.jul.2022.

*******

How to cite: Duarte, V. 2022. Suspeita (II) de bainha roxa (Purple Leaf Sheath) em milho, Formosa, GO. Agriporticus. Disponível em: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=2062. Acesso em: 20.julho.2022 (Atualize a data de acesso.)