Part of the Cotecna Group

Líquens e musgos em tronco de laranjeira


Ver ampliada

Líquen em ramos de laranjeira, Rio Grande, RS.

Líquens e musgos (verde escuro) em ramos de laranjeira, Rio Grande, RS.



Líquens (cor branca, verde clara ou azulada, únicos na foto do alto) e musgos (plantas criptógamas, vegetação verde escura, presentes apenas na foto de baixo, junto com líquens) sobre tronco de laranjeira cultivada em pomar doméstico na cidade de Rio Grande, RS, em outubro de 2011. 

Os líquens (fungos liquenizados) constam de uma simbiose entre fungos (ascomicetos) e algas (cianobactérias, dão a cor verde clara) e parasitam troncos de árvores muito sombreadas e/ou com alguma deficiência nutricional. Embora não sejam patógenos (causadores de doenças), a camada espessa sobre o tronco cria ambiente adequado para agentes que apodrecem o lenho, podendo levar a planta à morte.

O controle pode ser feito raspando a cobertura com uma escova áspera e posteriormente pincelando, as áreas arranhadas, com pasta bordalesa ou pasta sulfocálcica.

Autora das fotos: Fernanda Blauth, Lajeado, RS

Referência:

Duarte. V. Líquens em árvores frutíferas e ornamentais. Agriporticus. Disponível em: <http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=857>. Acesso em: 26 jul.2019. (Atualize a data de acesso.)

*******

How to cite: Duarte. V. Líquens e musgos em tronco de laranjeira. Agriporticus. Disponível em: <http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=88>. Acesso em: 28 out.2011. (Atualize a data de acesso.)