Part of the Cotecna Group

Solanum aculeatissimum no Cânion Fortaleza, RS


Ver ampliada

Joá-bravo (inglês: nightshade), Solanum aculeatissimum Jacq., no alto do Cânion Fortaleza, situado dentro do Parque Nacional da Serra Geral, no município de Cambará do Sul, RS, 02 de junho de 2018. 

Frutos, caule e folhas do joá-bravo (inglês: nightshade), Solanum aculeatissimum Jacq., no alto do Cânion Fortaleza, situado dentro do Parque Nacional da Serra Geral, no município de Cambará do Sul, RS, 02 de junho de 2018. 



Frutos do joá-bravo (inglês: nightshade), Solanum aculeatissimum Jacq., no alto do Cânion Fortaleza, situado dentro do Parque Nacional da Serra Geral, no município de Cambará do Sul, RS, 02 de junho de 2018. 



Acúleos (espinhos) do joá-bravo (inglês: nightshade), Solanum aculeatissimum Jacq., no alto do Cânion Fortaleza, situado dentro do Parque Nacional da Serra Geral, no município de Cambará do Sul, RS, 02 de junho de 2018. 



Vista do Cânion Fortaleza, situado dentro do Parque Nacional da Serra Geral, no município de Cambará do Sul, RS, 02 de junho de 2018, onde se encontrou a planta de joá-bravo (inglês: nightshade), Solanum aculeatissimum Jacq.. 



Joá-bravo (inglês: nightshade), Solanum aculeatissimum Jacq., no alto do Cânion Fortaleza, situado dentro do Parque Nacional da Serra Geral, no município de Cambará do Sul, RS, 02 de junho de 2018. A planta possui outros nomes comuns como joá-melancia e arrebenta-cavalo, este último se refere ao fato das sementes serem tóxicas aos equinos. É uma planta daninha comumente encontrada em pastagens e beiras de estradas. Os hábitats naturais no Brasil são o pampa e a Mata Atlântica. Fotos: Biól. M.Sc. Vinícius Alves Ferreira; Determinação botânica: Eng. Agr. M.Sc. Priscila Silva da Costa Ferreira Gomes, Analista de Herbologia e Responsável Técnica, Agronômica.

Vírus associados a esta planta: Tomato yellow leaf curl China virus-[Y322]; Potato leaf rolling virus (PLRV); Potato virus Y (PVY)

Muito suscetível ao nematoide-da-galha: Meloidogyne spp.

*******

How to cite: Ferreira, V. A.; Gomes, P. S. C. F. Solanum aculeatissimum no cânion Fortaleza, RS. Disponível em: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=739. Acesso em: 08 jun.2018. (Atualize a data de acesso)