Como funciona o recebimento de amostras no Laboratório Agronômica?
24 de fevereiro de 2023
Diariamente recebemos amostras de todo Brasil e nossa equipe operacional é responsável por receber e conferir todo material antes de iniciar as análises. Cada volume recebido no laboratório passa por uma análise crítica feita por pessoas treinadas para verificar se a amostra está em condições de ser analisada, se a quantidade é suficiente e se as informações enviadas estão claras e corretas.
Na recepção os volumes recebem uma identificação numérica sequencial e a data, dessa forma garantimos a rastreabilidade do material no tempo em que permanecerem conosco. Também dispomos de ambientes adequados para acondicionamento das amostras até o início das análises. Em caso de dúvidas com relação à amostra recebida, entraremos em contato com o remetente ou responsável pela solicitação de análise para ajuste e correção. Para processos coletados pelo MAPA, como nos casos de importação, entraremos em contato com o auditor fiscal responsável pela coleta.
Para que o recebimento seja ágil, é necessário que o cliente tire suas dúvidas conosco antes do envio das amostras e sempre preencha previamente as informações do material em nosso Portal do Cliente (https://sga.agronomicabr.com.br/sga/extranet/). A solicitação de análise no Portal deve conter todas as informações relevantes para o resultado final. Por exemplo, caso seja necessário constar no resultado as informações de tamanho da amostra, nº do lote ou nome do amostrador, o cliente deve informar nos campos específicos do formulário de solicitação. Ao final da solicitação é gerado um termo de coletas que deve ser impresso e enviado junto com a amostra, assim como documentos pertinentes ao tipo de processo, legislação do país de destino, afidi, LPCO ou outro.
As formas de envio mais comuns são os Correios e as transportadoras aéreas e terrestres, mas também recebemos material pessoalmente em nossa recepção em qualquer um dos endereços informados no site www.agronômicabr.com.br. O Agronômica ainda conta com parceiros para retirar amostras no Aeroporto de Porto de Alegre e até mesmo em outros estados, conforme consulta prévia ao nosso setor Comercial. Basta preparar a embalagem da amostra, identificá-la corretamente com as informações pertinentes a análise e nos enviar colocando aos cuidados da pessoa que lhe atendeu previamente em nosso laboratório.
Atualmente contamos com dois pontos para recebimento de amostra. Nossas centrais para recebimento de amostras estão localizadas em nossa matriz em Porto Alegre, na filial de Foz do Iguaçu-PR e em Rondonópolis, na Cotecna. A maior parte das análises do nosso escopo é analisada na matriz, que recebe grãos, sementes, mudas de plantas, solo, inoculantes e substratos para análise. Em Foz do Iguaçu são recebidas amostras para análises em frutos, sementes, grãos e principalmente para identificação de insetos.
Em caso de dúvidas sobre o envio e preenchimento de amostras é possível entrar em contato conosco nos canais disponíveis, telefone (51) 2131 6262, WhatsApp (51) 99177 9435 e por e-mail operacoes@agronomicabr.com.br.