Publicações

Inovação e tecnologia a favor da sustentabilidade do agronegócio brasileiro

15 de fevereiro de 2023

Quando pensamos na produção de milho e buscamos correlacionar a produtividade desta cultura com o importante tema da Segurança Alimentar, vários aspectos podem delinear a construção deste tema: expansão das áreas de cultivo, ranking de produtividade, novos mercados consumidores, biocombustíveis, demanda por alimentos, acordos bilaterais, mercado internacional, crescimento populacional, diversificação de dietas, ração animal, cadeia produtiva, mudanças climáticas, entre tantos outros fatores.

No entanto, quando a correlação busca focar no viés da sustentabilidade, acabamos por convergir aos aspectos relacionados à Saúde de Plantas, importante pilar da Segurança Alimentar, razão de existir do Laboratório Agronômica. 

A missão de proteger o agronegócio brasileiro força-nos a refletir sobre os “inputs” com fertilizantes, produtos químicos e biológicos, emissões de gases com efeito estufa, consumo massivo de água (em torno de 90% do total consumido) , perdas entre 30 a 40% da produtividade por pragas, impactos sobre a biodiversidade, desperdícios ao longo da cadeia produtiva, degradação do solo e esgotamento dos recursos naturais.

Os produtores de milho que hoje vislumbram a valorização da cultura por todos os aspectos supracitados, e a expansão do mercado internacional para o produto brasileiro, enfrentam os agravamentos de uma doença (causada por diferentes pragas), denominada Complexo do Enfezamento do Milho, responsável por perdas de até 70% na produtividade das lavouras em condições favoráveis à ocorrência da doença.

Com o intuito de contribuir com a Saúde de Plantas e levar soluções para o enfrentamento desta ameaça aos campos brasileiros, o Laboratório orgulha-se em entregar ao agronegócio nacional, uma nova ferramenta de diagnóstico, a análise multiplex de PCR em tempo real para detecção e identificação dos agentes deste Complexo. Por ser ágil, precisa e segura, a nova técnica permitirá o diagnóstico precoce da doença no campo, e viabilizará a adequada adoção de medidas fitossanitárias de controle. 

O diagnóstico precoce e seguro, bem como a adoção de medidas de controle baseadas em resultados precisos, promovem a sustentabilidade do Agronegócio, uma vez que permitem aplicações direcionadas, no momento adequado e em caso de necessidade efetiva.

Consulte-nos e saiba o que o Agronômica pode fazer por você!

 

  

 

cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry