Publicações

Empreendedorismo, criatividade e inovação são as balizas do nosso caminho.

05 de abril de 2022

Há quem diga que o empreendedorismo é uma característica essencial para aqueles que desejam se lançar no mundo dos negócios e iniciar a sua própria empresa. De fato, é fundamental, mas arrisco a dizer, baseada nos quinze anos à frente do Agronômica, Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário e Consultoria, que esta é uma característica intransponível para manter e para fazer o negócio crescer.

A capacidade de identificar oportunidades e a disposição em assumir riscos, passam com o tempo de empresa, a dividir responsabilidades com a gestão disciplinada e a expertise corporativa, mas nunca perdem o protagonismo no negócio. A criatividade e a inovação, fios condutores que entrelaçam tais características, permitem enxergar um novo caminho, o qual exigirá sempre, planejamento e estratégias para o alcance de novos resultados.

E se... é a pergunta que nunca deve calar a voz do empreendedor. E se surgir um novo concorrente? E se mudar a legislação? E se houver uma nova pandemia... E se?

No final de 2021, ao nos debruçarmos sobre as nossas fraquezas e fortalezas, ameaças e oportunidades, a fim de estabelecermos novas estratégias, nos perguntamos: e se o mundo não perceber a importância da saúde das plantas, conseguiremos contribuir com a crescente demanda mundial de alimentos? E se continuarmos a olhar somente para as demandas do mercado internacional, regulações nacionais, conseguiremos suprir as demandas internas do Agronômica, no que tange a eficácia de resultados? E se despertarmos para o gigante chamado agronegócio brasileiro, teremos a capacidade de crescer de forma ordenada e segura? 

Nosso planejamento delimitou um novo caminho, as fronteiras internas do mercado do agronegócio brasileiro. A partir de várias rodadas de conversas, pensamentos e discussões, nos apropriamos do velho e sábio ditado do mundo dos negócios: devemos inovar com o foco do cliente. Esta premissa nos fez acreditar em novas possibilidades e correr atrás do tempo... adormecido.

As atividades em busca da nossa nova visão, ser referência na saúde de plantas e no combate às suas ameaças, vem nos mostrando que as dúvidas inerentes ao processo só poderão ser sanadas, transpostas ou mesmo alteradas, à medida em que caminharmos. 

Ainda que a versão 2022 do nosso planejamento estratégico esteja prematuramente baseada em intuição, as entregas entusiastas da primeira rodada de avaliação, realizada nesta semana, nos fazem acreditar que as pequenas entregas serão o fermento, o combustível e o formão dos grandes resultados. Resultados que não apenas nos manterão, mas que nos farão crescer de forma segura e ordenada. Empreendedorismo, criatividade e inovação são as balizas do nosso caminho.

Patrícia Teló.