Publicações

Agronômica participará de painel no XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF)

24 de março de 2022

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina - CIDASC está apoiando a organização de um painel sobre Defesa Vegetal no XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF), a ser realizado entre os dias 25 a 29 de abril de 2022, em Florianópolis, SC.

O tema do painel é: A DEFESA VEGETAL NO BRASIL - ESTAMOS FAZENDO O SUFICIENTE?

(Construindo estratégias integradas frente aos desafios da saúde de plantas contra pragas prioritárias para o Brasil).

O painel será composto por uma palestra do Dr. Marcelo Lopes da Silva (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia), que contextualizará a problemática das invasões biológicas e abordará sobre os desafios da pesquisa na priorização de pragas para o Brasil. Além, de uma segunda palestra com Graciane Gonçalves Magalhães de Castro, Coordenadora-Geral de Proteção de Plantas do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que complementarmente falará sobre a priorização de pragas como otimização dos esforços nas ações de Sanidade Vegetal.

Adicionalmente serão exibidos depoimentos de diferentes personalidades que atuam na Defesa Vegetal.

Dessa forma, o Agronômica foi convidado para contribuir com um depoimento que será transmitido durante o referido painel. Para que os depoimentos sejam dinâmicos, houve hoje pela manhã, terça-feira, 22/03/2022, um debate pelo Google Meet com a participação de outros profissionais da área:

  1. Dr. Eng. Agr. Henrique Belmonte Petry, EPAGRI - Estação Experimental de Urussanga, Presidente do XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura, Florianópolis, 25 a 29 de abril de 2022 - deu as boas-vindas!

  2. Fiscal Estadual Agropecuário Eng. Agr. Paulo Tarcísio Domatos de Borba, CIDASC, Lages, SC, coordenou o debate.

  3. Fiscal Estadual Agropecuário Eng. Agr. Alexandre Mees, Gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal - DEDEV | Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina - CIDASC

  4. Fiscal Estadual Agropecuário Eng. Agr. Vinícius Morales Porto, Departamento Regional de Lages, CIDASC

  5. Fiscal Estadual Agropecuário Eng. Agr. Alan Luiz Rizzoli, CIDASC, Balneário Camboriú, SC

  6. Fiscal Estadual Agropecuária Dra. Eng. Agr. Suely Xavier de Brito Silva, Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB), Bahia

  7. Auditor Fiscal Federal Agropecuário Eng. Agr. Caio Cesar Simão, MAPA, Florianópolis, SC

  8. Auditor Fiscal Federal Agropecuário Eng. Agr. Luis Felipe Raymundi Duarte, MAPA ULTRA-Passo Fundo, RS

  9. Eng. Agr. José Tito Carneiro Silva, Diretor de Sanidade Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI)

  10. Eng. Agr. Marciano Marques Bittencourt - Associação dos Engenheiros-Agrônomos da Serra Catarinense (ASSEA)

  11. Eng. Agr. Dr. Entomologista Marcos Botton - EMBRAPA Uva e Vinho, Bento Gonçalves, RS

  12. Eng. Agr. José Eduardo Brandão Costa, Diretor Executivo do grupo na Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados - ABRAFRUTAS

  13. Prof. Ângelo Pallini, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Proteção de Plantas, UF Viçosa, MG

  14. Eng. Agr. Valmir Duarte, Diretor do Agronômica, Porto Alegre, RS

Durante o Congresso, em abril, trechos do debate serão transmitidos, constituindo assim os depoimentos de cada participante.

A gravação aconteceu das 9 h até 12h15, terça-feira, 22/03/2022, mostrando que o assunto realmente é excitante e desafiador. Tarefa cumprida. Agora, esperemos o Congresso, que certamente será um sucesso!