Publicações

PRODUTOS BIOLÓGICOS: A qualidade hoje é a reputação de amanhã e o sucesso no dia seguinte!

25 de fevereiro de 2022

Ver ampliada

Pâmella Chaves Ortiz, Rita de Cássia Madail Santin (Coordenadora do Setor de Análises de Qualidade de Produtos Biológicos) e Caroline Wesp Guterres (Gerente Técnica do Agronômica), autoras do artigo em epígrafe.

Ver ampliada

Revista onde o artigo em epígrafe foi publicado.

Ver ampliada

Primeira página do artigo. O texto completo está disponível no link disponível abaixo.

A qualidade de hoje é a reputação de amanhã (e o sucesso comercial do dia seguinte) (Moshe Sharabi). A globalização transformau nosso mundo em uma aldeia econômica global. Nesse ambiente, tanto as pequenas quanto as grandes empresas precisam se tornar mais eficientes e lidar com um mercado global competitivo, onde as expectativas dos clientes aumentam continuamente. Nessa nova realidade, a QUALIDADE é fundamental para o sucesso e, no entanto, muitos ignoram isso por sua conta e risco (Dahlgaard-Park, 2015).

Neste artigo, escrito por nossos colaboradores Rita de Cássia Madail Santin, Pâmella Chaves Ortiz, Wagner Vicente Pereira* e Caroline Wesp Guterres, intitulado "Importância do controle de qualidade de produtos biológicos", na Revista Plantio Direto & Tecnologia Agrícola, publicado em 08/02/2022, os serviços que o Agronômica oferece para auxiliar o produtor e o consumidor na garantia da qualidade de produtos biológicos são enfatizados.

Uma das principais razões para colocar todos os esforços na qualidade dos produtos biológicos é para que o seu uso seja efetivado ao longo do tempo e permaneça, servindo assim positivamente para o agronegócio, para os consumidores, para o ambiente, para a sustentabilidade da proposta de uma agricultura mais saudável.

O sucesso do uso de produtos biológicos na agricultura depende de sua QUALIDADE, em oposição à busca de lucro a curto prazo. O primeiro resultado da melhoria da qualidade (depois de garantir sua identidade, concentração, eficiência agronômica) é o aumento da produtividade. Melhor produtividade implica custos de produção mais baixos. A questão não é produzir mais, mas produzir de forma mais eficaz e, portanto, produzir de forma mais econômica. A redução de custos permite que as empresas diminuam os preços e explorem a eficácia aprimorada como uma vantagem em um mundo competitivo.

"By the way", em 2021, foram registrados 92 produtos à base de agentes biológicos ou microbiológicos e extratos vegetais para o controle de pragas e doenças nas lavouras. Em 2020, houve o registro de 95 defensivos. No ano passado, 51 produtos registrados são reconhecidos como fitossanitários para uso aprovado para a agricultura orgânica, enquanto em 2020, apenas 38 eram desta categoria (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 2021).

O Agronômica é parceiro! Contate-nos. Nosso time é de primeira!

O nosso negócio é Saúde de Plantas!

Fontes:

  1. Carrión-Garcia, A.; Grisales, A. 2015. Quality and sustainability: The Deming’s Chain Reaction. Safety Engineering. 5 Disponível em: <http://www.znrfak.ni.ac.rs/SE-Journal/Archive/SE-WEB%20Journal%20-%20Vol5-1/Safety%20Engineering%20Vol05No1/07%20Garcia.pdf>. Acesso em: 25.fev.2022.
  2. Dahlgaard-Park, S. M. 2015. The SAGE Encyclopedia of Quality and the Service Economy. SAGE Publications. Disponível em: <https://play.google.com/store/books/details?id=VxdiCgAAQBAJ>. Acesso em: 25.fev.2022.
  3. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 2021. Novos produtos de baixo impacto para o controle de pragas têm registro publicado. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/novos-produtos-de-baixo-impacto-para-o-controle-de-pragas-tem-registro-publicado. Acesso em: 25.fev.2022.
  4. Santin, R. C. M.; Ortiz, P. C.; Pereira, W. V.; Guterres, C. W. 2022. Importância do controle de qualidade de produtos biológicos. Plantio Direto & Tecnologia Agrícola. Disponível em: <https://www.plantiodireto.com.br/artigos/1530>. Acesso em: 25.fev.2022.

*Não está na foto, pois aceitou uma nova oportunidade e já não está no Agronômica.