Publicações

SEMENTE DE QUALIDADE: A PEDRA ANGULAR

16 de fevereiro de 2022

Ver ampliada

Dra. Eng. Agr. Letícia Winke Dias - estratégia do Agronômica para oferecer serviços de excelência em análises fisiológicas de sementes.

Ver ampliada

Dra. Eng. Agr. Letícia Winke Dias, feliz pela infraestrutura e demandas de serviços de análise de qualidade de sementes

Ver ampliada

Semente de qualidade apresenta pureza genética e física, desempenho fisiológico e está livre de pragas, sem outras sementes, detritos, matéria inerte, sem danos por insetos.

A pedra angular era a pedra fundamental utilizada nas antigas construções, caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. A partir da pedra angular, eram definidas as colocações das outras pedras, alinhando toda a construção.

O Agronômica se firmou no mercado como prestador de serviço de diagnóstico fitossanitário. Entre os fatores que definem a qualidade de uma semente, genético, fisiológico e sanitário, nosso laboratório sempre se focou nas análises sanitárias. No entanto, a partir de 2021, o Agronômica resolveu incluir também no seu portfólio os serviços de qualidade fisiológica. Para isto, contratou a Dra. Eng. Agr. Letícia Winke Dias.

A Dra. Letícia atendeu os parâmetros estabelecidos pelo Agronômica para oferecer um serviço de excelência. Doutora na área de Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas, com período sanduíche no Institut de la Recherche Agronomique - INRA - UMR 408 - Securité et Qualité des Produits d'Origine Végétale - Avignon - França. Graduação em Engenharia Agronômica, pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, na Universidade Federal de Pelotas, com período sanduíche na École Nationale Supérieure Agronomique - ENSAT, onde trabalhou no Laboratorie de Génomique et Biotechnologie des Fruits na Université de Toulouse - França. Especialização em Ciência de Alimentos e Mestrado Acadêmico realizados na Universidade Federal de Pelotas. Experiência na área de Agronomia, com ênfase na Produção e Tecnologia de Sementes (Grandes Culturas, Forrageiras, Hortaliças, Olerícolas e Frutos), Fisiologia Pós-Colheita, Biologia Molecular, Biotecnologia, Fisiologia da Produção de Sementes, Fisiologia de Plantas Cultivadas, Patologia de Sementes, Análises de Sementes, Testes de Vigor e Viabilidade de Sementes, Tratamento de Sementes de culturas de interesse agronômico.

Nesta terça-feira (15/02/2022), a Dra. Letícia liberou os resultados das análises de lotes de sementes de Dactylis e alfafa, e iniciou as análses de lotes de sementes de azevém, festuca, cebola, tomate e nabo.

VOCÊ ACREDITA QUE SEMENTE DE QUALIDADE É A PEDRA ANGULAR DO AGRONEGÓCIO? Se positivo, junte-se a nós. Temos certeza disto. Fale conosco!

O NOSSO NEGÓCIO É SAÚDE DE PLANTAS!