Publicações

O que move o Agronômica?

15 de fevereiro de 2022

Ver ampliada

Capa da Revista "PAPA DE EXECUTIVO", Janeiro 2022, Edição #2

Ver ampliada

Contra-Capa da Revista "PAPA DE EXECUTIVO", Janeiro 2022, Edição #2

Ver ampliada

Ver ampliada

Ver ampliada

Em junho de 2021, os diretores do Agronômica, engenheiros agrônomos Patrícia e Valmir, tiveram a satisfação de participar de live a convite do Adm. Marcelo Pacotte, coordenador da Revista PAPO DE EXECUTIVO. Baseado na LIVE, a segunda edição da Revista trouxe o artigo "O papel dos laboratórios na segurança alimentar", título também da LIVE.

A preparação para este tipo de LIVE nos fez refletir sobre o que move o nosso negócio e acabou também fazendo nos perguntar o que nos move. Tudo que se move é movido por alguma coisa. Qual é o nosso fermento? O que tem feito o Agronômica se manter e crescer nestes 16 anos? Poder, vaidade, dinheiro, obras, moralismo?

O pano de fundo da abordagem da LIVE foi "segurança alimentar", que não significa apenas quantidade, mas qualidade e disponibilidade para que ninguém passe fome. Esta é a Agenda 2030 da FAO. Além disso, o bem estar alimentar dos seres humanos não pode comprometer a saúde das plantas, animais e ambiente. O conceito de Saúde Única (One Health) apregoa que a vida na Terra é interdependente. 

Em 15 de outubro de 2021, em mensagem ao diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, o Papa Francisco disse que devemos adotar “soluções inovadoras” para transformar a maneira como produzimos e consumimos alimentos “para o bem-estar das pessoas e do planeta”.

Isto move o Agronômica! Acreditamos que a luta contra as ameaças à saúde de plantas é o que nos move, é o nosso "fermento", colocando-nos, desta maneira, alinhados com os objetivos da FAO e a proposta de Saúde Única, na qual acreditamos. Isto nos move! Conforme o Papa Francisco, “Nossas ações são o nosso futuro. Melhor produção, melhor nutrição, um ambiente melhor e uma vida melhor” para todos...FOME ZERO, o "coração" da AGENDA 2030 da FAO.

______________________________________________________________

Fontes:

FAO - Food and Agriculture Organization of United Nations. One Health. Disponível em: https://www.fao.org/one-health/en. Acesso em: 15fev2022.

FAO - Food and Agriculture Organization of United Nations. 2016 - Zero Hunger: the Heart of the 2030 Agenda. Disponível em: https://www.wfp.org/publications/2016-zero-hunger-heart-2030-agenda. Acesso em: 15fev2022.

Pacotte, M.; Teló, P. S.; Duarte, V. "O papel dos laboratórios na segurança alimentar". Revista PAPO DE EXECUTIVO - Agronegócios e Associativismo. 2a. Edição, Janeiro de 2022.

Pacotte, M.; Teló, P. S.; Duarte, V. "O papel dos laboratórios na segurança alimentar" - 10.06.2021 - 20 h. Disponível em: https://youtu.be/vQ_VmtrRsOc. Acesso em: 15fev2022.

Padre Paulo Ricardo. Homilia Diária | O que move sua vida? (Terça-feira da 6.ª Semana do Tempo Comum). Disponível em: https://youtu.be/nsbWOHlkRnQ. Acesso em: 15.fev.2022.

Papa Francisco. Pope: Overcoming hunger is one of humanity’s great challenges. Vatican News. 15out2021. Disponível em: https://www.vaticannews.va/en/pope/news/2021-10/pope-overcoming-hunger-is-one-of-humanity-s-great-challenges.html. Acesso em: 15fev2022.