Publicações

Qual a importância do Serviço de Vigilância Sanitária Vegetal?

14 de fevereiro de 2022

Ver ampliada

Danos causados por Botrytis fabae em feijão-fava da variedade 'Claro de Luna' em Carcabuey (Córdoba, Espanha). A doença causada por este fungo patogênico é conhecida como "mancha-chocolate" devido à cor das lesões que causa na folha. Copyright of the photographs - Miguel Sicilia (autor autorizou a publicação da foto).

O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), atua na inspeção e fiscalização do trânsito internacional de vegetais, seus produtos e subprodutos. A fiscalização é feita nos portos, aeroportos internacionais, postos de fronteira e aduanas especiais.

Para ilustrar a importância, estamos aproveitando a restrição fitossanitária imposta pelo Brasil (Brazil, A1 list, 2018) para a importação de sementes de soja (Glycine max) dos países onde ocorre o fungo Botrytis fabae, agente causal da mancha-chocolate (chocolate spot of broad bean), praga quarentenária (ausente) para o Brasil (Lista de países onde a praga ocorre.). 

O Agronômica recebeu 940 amostras de sementes de soja, planta hospedeira deste fungo, 65 dos EUA e 875 da Argentina, duas origens que têm a presença da praga B. fabae. Não encontramos a praga nestas amostras.

Aproveitamos a publicação da foto acima (Imagem publicada pelo Eng. Agr. Miguel Sicilia, Córdoba, Espanha, no Linkedin, e incluída na publicação International Plant Quarantine, sob a direção do Doutor Eng. Agr. Jose Luis Andrés Ares, agente nº 474, 2022, Quarantine Zone: Brazil. (EPPO, 2022), Copyright of the photographs - Miguel Sicilia. Botrytis fabae) para ilustrar os sintomas da mancha-chocolate em feijão-fava e demonstrar porque é tão importante evitar que pragas inexistentes no Brasil ingressem no país. 

Qual a importância do Serviço de Vigilância Sanitária Vegetal? Inequivocamente é essencial para a segurança alimentar. O Agronômica se orgulha de dar apoio a este tipo de serviço! Afinal, "O NOSSO NEGÓCIO É SAÚDE DE PLANTAS!".