Publicações

ÁGUA DE ALTA QUALIDADE

11 de fevereiro de 2022

Ver ampliada

Dana e Tâmi tendo ao meio o sistema de Osmose Reversa (seta vermelha) para obtenção de água de alta qualidade a ser usada nos diversos processos de análises do Agronômica (máscaras retiradas apenas para a foto).

O Agronômica tem um setor denominado "SETOR DE PREPARO". Este setor, coordenado pela Biól. M.Sc. Dana Moreira Cruz (analista), tem a participação da Tâmi Imamoto Bohn (assistente, Técnica em Química), Maryana Bandeira Martins (auxiliar, estudante de biologia, UNILASALLE) e Glauber de Avila Rodrigues (estagiário extracurricular, terceira etapa do curso técnico em química na escola Don João Becker; estudante de Engenharia Química, UFRGS). A responsabilidade do Setor é preparar todo o material consumido pelos demais setores, tais como meios de cultura, soluções, também esterilização do material, etc. A pureza da água utilizada é essencial para a qualidade das análises. Assim, a aquisição do Aparelho de Osmose Reversa e sua instalação nesta sexta-feira (11/02/2022) foi motivo de muita alegria, como demonstrado pelos sorrisos da Dana e Tâmi.
E o que é essa tal de Osmose Reversa?
É o processo de separação da água dos sais minerais, obtida através da aplicação de uma pressão mecânica superior a pressão osmótica sobre a solução mais concentrada. Devido a pressão aplicada, a água pura é separada de uma solução salina por meio de uma membrana semipermeável, que irá separar a solução em duas correntes: permeado (água pura) e rejeito (sais). O permeado atravessa a membrana, e sai com elevado grau de pureza, removendo grande parte dos componentes orgânicos e até 97% dos sais dissolvido e o rejeito é desprezado sem atravessar a membrana e possui alta concentração de sais dissolvidos, materiais orgânicos e contaminantes.

Viva as novas tecnologias!