Publicações

O Agronômica trabalha para quem?

10 de fevereiro de 2022

Ver ampliada

Amostras de frutos de pimentão e de abobrinha italiana coletadas por Auditores Fiscais Federais Agropecuários do MAPA, de cargas exportadas para o Paraguai pelo Porto Seco de Foz do Iguaçu, Paraná, e analisadas pelo laboratório local do Agronômica (09fev2022).

Ver ampliada

Material, matriz e número de amostras, analisados pelo laboratório, de produtos exportados para o Paraguai em 2021. Observação: O material recebido pelo laboratório não representa tudo que é exportado, mas apenas aquilo que há restrição fitossanitária.

Qual o "PORQUÊ" do Agronômica? 

Nesta quarta-feira (09/02/2022) recebemos amostras de frutos de pimentão (Capsicum annuum) e de abobrinha italiana (Cucurbita pepo) coletadas pelos auditores fiscais federais agropecuários (AFFAs) do Vigiagro (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA) no Porto Seco de Foz do Iguaçu, Paraná, de cargas exportadas através de caminhões para o Paraguai. 

Por que o Agronômica recebe tais amostras? Há uma legislação fitossanitária, seguida por ambos países, que indica que o material deve estar livre, nestes dois casos acima, da praga Thrips palmi (inseto). O AFFA precisa emitir o certificado fitossanitário mediante análise oficial que é feita pelo Agronômica, laboratório credenciado pelo MAPA, que conta com profissionais especializados para tal trabalho.

Apesar da análise ser solicitada oficialmente pelos AFFA do MAPA, o envio da amostra (lacrada) para o Agronômica e o pagamento das análises é por conta do exportador, representado por um despachante.

Voltando a pergunta do título: O Agronômica trabalha para quem? Para o MAPA? Para os exportadores? Para os despachantes? Para o importador? Para o consumidor no país importador? O Agronômica trabalha para cada um destes segmentos com a preocupação de evitar a disseminação de pragas de plantas, vital para a humanidade!

Nossa Missão é promover a saúde das plantas e combater as suas ameaças, com soluções integradas que contribuam para a sustentabilidade do agronegócio, com a Visão de sermos referência no que fazemos.

Certamente o Agronômica não se envolve apenas no diagnóstico fitossanitário de material exportado, mas esperamos que este exemplo ilustre um dos porquês do Laboratório Agronômica. 

O Nosso Negócio é Saúde de Plantas!

 

*******

How to cite: Duarte, V.; Marchetti, M. M.; Dalbosco, M. 2022. O Agronômica trabalha para quem? Notícias Agronômica. Disponível em: <https://agronomicabr.com.br/detalhe.aspx?id=4799>. Acesso em: 10.fev.2022. (Atualize a data de acesso.)