Publicações

O que importamos da Espanha?

09 de fevereiro de 2022

Ver ampliada

Figura 1. Mudas comerciais de morango importadas da Espanha...

Ver ampliada

Figura 2. Pseudofruto ou infrutescência do morango; os verdadeiros frutos, do tipo aquênio, diminutos, amarelos ou avermelhados, duros e superficiais , normalmente confundidos com sementes.

Ver ampliada

Figura 3. Material recebido da Espanha (ano de 2021) que passou por análise no Agronômica. Observação: Os insetos preservados em álcool são interceptações dos AFFAs do MAPA em materiais diversos.

Certamente o Brasil não importa apenas mudas de morango (Fragaria x ananassa Duch.) da Espanha (Figura 1), mas serve de exemplo de tipo de material que o Agronômica analisa no seu dia-a-dia. Neste caso, as pragas de restrição são nematoides e vírus.

O morango tem características que atraem e encantam os consumidores, como a cor, de um vermelho-vivo, além de aroma e sabor inigualáveis (Figura 2). Por se tratar de fruta com grande quantidade de vitamina  C, que preserva ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos, além  de  outras  qualidades,  ela  é  essencial  para  a  manutenção da  saúde (Antunes et al., 2016). 

A Espanha tem se mantido como tradicional exportador. Mesmo não sendo o maior produtor,  direciona  grande  parte  da  sua  produção  para  o  mercado  externo (Antunes et al., 2016). 

O Brasil importa mais de 70% das mudas de morango cultivadas, mais de 200 milhões de mudas a cada ano (Agro Insight, 2020).

Mudas de raízes nuas, transportadas refrigeradas, precisam ser plantadas no menor tempo possível, pois o seu vigor é afetado. A rapidez nas análises fitossanitáras é fundamental para o importador. Por outro lado, a qualidade sanitária é uma condição sine qua non para evitar a entrada de pragas no Brasil. O Agronômica se empenha em atender ambas exigências investindo em infraestrutura, pessoal e tecnologia de análise. Afinal, "O NOSSO NEGÓCIO É SAÚDE DE PLANTAS!"

 

Literatura consultada

Agro Insight. 2020. Brasil importa mais de 70% das mudas de morango cultivadas. Agro Insight. Disponível em: <https://agroinsight.com.br/brasil-importa-mais-de-90-das-mudas-de-morango-cultivadas/>. Acesso em: 9/2/2022.

Antunes, L. E. C.; Júnior, C. R.; Schwengber, J. E. 2016. Morangueiro. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Clima Temperado - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/179724/1/Luis-Eduardo-MORANGUEIRO-miolo.pdf>. Acesso em: 9/2/2022.