Publicações

Thrips palmi: Restrição para a exportação de frutos de melancia!

02 de fevereiro de 2022

Ver ampliada

Fruto de melancia analisado pela Dra. Marla Maria Marchetti em Foz do Iguaçu, tendo Thrips palmi como praga-alvo.

Ver ampliada

Local da conexão do talo com o fruto de melancia, onde geralmente os tripes permanecem (Foto: Dra. Marla Maria Marchetti)

Ver ampliada

Cicatriz da ponta do fruto de melancia, onde geralmente os tripes permanecem (Foto: Dra. Marla Maria Marchetti)

Ver ampliada

AFIDI (Abreviatura de "Acreditación Fitosanitaria de Importación"), documento que autoriza a importação pelo Paraguai e especifica as exigências fitossanitárias.

Ver ampliada

Categorização da praga (EPPO Global Database, 2022)

Ver ampliada

Distribuição de Thrips palmi no mundo (EPPO Global Database, 2022)

Ver ampliada

Ver ampliada

Injúria de tripes em fruto de melancia (Foto: Jairo Kupinski)

Ver ampliada

Injúria de tripes em fruto de melancia (Foto: Jairo Kupinski)

Ver ampliada

Injúria de tripes em fruto de melancia (Foto: Jairo Kupinski)

Ver ampliada

Injúria de tripes em fruto de melancia (Foto: Jairo Kupinski)

Ver ampliada

Injúria de tripes em folha de melancia (Foto: Jairo Kupinski)

A extensão do Laboratório Agronômica (Foz do Iguaçu, Paraná) recebe amostras de frutos de melancia de carregamentos exportados para o Paraguai, coletadas pelos fiscais do MAPA para atender as exigências fitossanitárias.

O SENAVE (Servicio Nacional de Calidad y Sanidad Vegetal y de Semillas) emite o AFIDI (Abreviatura de "Acreditación Fitosanitaria de Importación"), documento que autoriza a importação pelo Paraguai e especifica as exigências fitossanitárias. O AFIDI faz parte dos princípios básicos de quarentena vegetal adotados pelo Comitê Regional de Fitossanidade (COSAVE) e aprovados pelo Grupo Mercado Comum do MERCOSUL. Os auditores fiscais federais agropecuários do VIGIAGRO (MAPA) utilizam o AFIDI como referência para a emissão do Certificado Fitossanitário, documento oficial emitido pela ONPF (Organização Nacional de Proteção Fitossantária) do país de origem, neste caso, Brasil. Para o fiscal certificar que os frutos estão livres da(s) praga(s) de restrição, necessita da análise oficial de laboratório credenciado, neste caso, o Agronômica, com a matriz em Porto Alegre, RS, e filial em Foz do Iguaçu, Paraná. 

Thrips palmi é um inseto da ordem Thysanoptera (fotos). Apresentam cor amarela quando ninfas e adultos medem mais de 1 mm. É conhecido geralmente como o tripes de melão. É um vetor primário de vírus de plantas. Os tripes atacam a melancia durante todo o seu ciclo. Perfuram e sugam o conteúdo das células vegetais; processo em que esses insetos liberam substâncias que ajudam a pré-digerir os tecidos da planta. As folhas atacadas ficam com aspecto queimado ou prateado e pontuações escuras. Esta praga tem registro no Brasil, mas não no Paraguai, Argentina, Chile ou Uruguai. Portanto, se torna uma praga de restrição.

O Agronômica se orgulha em colaborar o comércio internacional através do apoio à fiscalização do MAPA. Evitar a circulação de pragas é uma preocupação de TODOS.

Nosso negócio é SAÚDE DE PLANTAS...

Após publicar o texto acima, nosso parceiro Jairo Kupinski, técnico que dá assistência para produtores de melancia no Rio Grande do Sul, enviou-nos as últimas fotos acima para ilustrar os sintomas de injúria de tripes nos frutos e folha. GRATIDÃO pelo apoio.

Referências

Batista F.C.; Ferreira, V.A. 2020. Adultos de Thrips palmi Karny (Thysanoptera: Thripidae) detectados em abobrinha Itália. Agriporticus. Disponível em: <http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=914>. Acesso em: 02.fev.2022.
CABI. 2021. Thrips palmi (melon thrips). CABI. Disponível em: <https://www.cabi.org/isc/datasheet/53745>. Acesso em: 02.fev.2022.
EPOO. 2022. Thrips palmi (THRIPL). EPPO Global Database. Disponível em: <https://gd.eppo.int/taxon/THRIPL>. Acesso em: 02.fev.2022.
Ferreira, V. A.; Dawud, E. F.; Schäffer, N. 2022. NEM SÓ DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO... Notícias do Agronômica. Disponível em: https://agronomicabr.com.br/DetalheAgriporticus.aspx?id=2041. Acesso em: 02.fev.2022.
Medeiros, M. A.; Villa Bôas, G. L. 2022. Tripes. AGEITEC - Agência Embrapa de Informação Tecnológica. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/tomate/arvore/CONT000fa2qor2s02wx5eo01xezlsdjerruk.html>. Acesso em: 02.fev.2022.

*******

How to cite: Marchetti, M. M.; Duarte, V. 2022. Thrips palmi: Restrição para a exportação de frutos de melancia! Notícias Agronômica. Disponível em: <https://agronomicabr.com.br/detalhe.aspx?id=3796>. Acesso em: 02.fev.2022. (Atualize a data de acesso.)