Publicações

Agência Idaron realiza o 4º Workshop sobre Ameaças Fitossanitárias

02 de abril de 2014

Nesta quinta-feira (3/04/2014), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), realiza o 4º Workshop sobre Ameaças Fitossanitárias, com o Tema: “Praga Quarentenárias Colocam em Risco a Agropecuária Rondoniense”, no Mirage Hotel em Vilhena. O evento é destinado a gestores de órgãos oficiais de Defesa Agropecuária, ao setor privado, pesquisadores e interessados no tema. Estarão presentes na abertura o Sr. Marcelo Borges (IDARON), Augusto Fernandes (IDARON), Evandro Padovani (SEAGRI), Luís Ribeiro (Andef) e Luís Rangel (MAPA).

O objetivo é promover uma reciclagem dos profissionais da região, produtores rurais e demais interessados sobre a importância das ações de prevenção e combate a pragas agrícolas. A agropecuária é a principal atividade econômica no Estado, que se destaca como um importante produtor de carne bovina, café, soja e citros.

Segundo a gerente de Defesa Vegetal da Idaron, Rachel Barbosa da Silva, a possibilidade de entrada de pragas exóticas através da fronteira com a Bolívia preocupa, sobretudo em função do aumento de trânsito de pessoas e mercadorias que vem ocorrendo nos últimos anos.
O Eng. Agr. Valmir Duarte, um dos diretores do Agronômica, apresentará o tema intitulado "Diagnóstico fitossanitário no contexto da Defesa Sanitária Vegetal", a partir das 11 h. Nesta quarta-feira, o Eng. Agr. Valmir proferiu palestra, no curso pré-evento, sobre pragas da soja, para fiscais agropecuários da IDaron. Além das pragas da soja, foi passada orientação sobre coleta e envio de amostras para análise laboratorial e explanação sobre as técnicas de identificação e detecção de pragas e diagnose de problemas fitossantiários. O tema envolveu toda a manhã e o início da tarde.
Leia mais:
"O palestrante Valmir Duarte levou, esta tarde"..."Agronômica, renomado Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário e Consultoria, em Porto Alegre (RS)"...