Publicações

Exportação de farelo de arroz tem restrição fitossanitária?

13 de janeiro de 2022

Inicialmente é importante saber o que é o farelo de arroz (Oryza sativa). Trata-se de um subproduto resultante do polimento do arroz descascado necessário para obter o arroz branco. Nesse processo de beneficiamento, as fibras do grão são retiradas. Essas fibras, junto a muitos nutrientes, formam o farelo; que muitas vezes é descartado. No entanto, o farelo de arroz é um excelente complemento para a dieta, além de prevenir contra doenças e ter baixo custo. Ele é utilizado, em suma, para alimentação animal. Entretanto, possui diversos benefícios para a saúde humana e, por isso, muitos já passaram a inseri-lo em seus cardápios (Gall, J.  2019. Agro 2.0). Assim, há mercado para o farelo de arroz, inclusive no exterior.

O Agronômica tem recebido amostras de farelo de arroz que está sendo exportado para o Uruguai. O exportador precisa atender exigências do país importador, entre elas,  as que constam no documento de autorização fitossanitária de importação (AFIDI). Neste caso, o AFIDI estabelece que "o envio se encontra livre de Aphelenchoides besseyi, de acordo com o resultado de análise oficial de laboratório...". 

Além do arroz, culturas como a do algodão, alho, batata-doce, milho, morango, pimentão e soja também estão entre os principais hospedeiros do nematoide Aphelenchoides besseyi (EPPO, 2022).

A exigência fitossanitária do Uruguai se deve a ausência de registro desta praga naquele país e ao fato do farelo de arroz ser uma via-de-ingresso desta praga (EPPO, 2022).

O Agronômica é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para este tipo de análise, possui infraestrutura e pessoal capacitado para esta e outras análises. Portanto, a análise realizada pelo Agronômica é considerada oficial e atende a exigência do país importador. Saliente-se que o documento oficial é o certificado fitossanitário e somente é emitido pelo MAPA, que se baseia na análise oficial cujo o resultado é emitido na forma de laudo.