Publicações

Exigência Fitossanitária para Exportação de Grãos de Café para a Malásia

12 de janeiro de 2022

A exportação de grãos café (Coffea arabica) para a Malásia tem duas restrições fitossanitárias, um fungo e uma planta daninha. Microcyclus ulei (Pseudocercospora ulei), fungo que causa o Mal-das-Folhas da seringueira (Hevea spp.), também conhecida como South American Leaf Blight (SALB), ocorre no Brasil e está ausente na Malásia, e  Parthenium hysterophorus (Losna Branca, ), apesar de ter registro naquele país, a ocorrência é restrita a alguns locais.

O Mal-das-Folhas é a doença mais grave da seringueira devido aos seus efeitos devastadores. Historicamente, a doença destruiu vários seringais estabelecidos na década de 1930 na América Central e do Sul. Até hoje, é o fator mais importante que limita uma indústria de plantio de seringueira nas Américas Central e do Sul tropicais, onde a doença é endêmica. Os países asiáticos produtores de borracha que produzem mais de 90% da borracha natural do mundo estão muito preocupados com esta ameaça. Isso ocorre porque as condições climáticas nesses principais países produtores de borracha são propícias à infecção grave por Microcyclus ulei. Esses países estão tomando medidas sérias de quarentena para reduzir a chance de introdução da doença. A Comissão de Proteção Vegetal da Ásia e do Pacífico (APPPC) foi estabelecida em 1956 com base no acordo APPPC que inclui medidas para proteger a região. Essas ações foram úteis para impedir a entrada desta praga nos países asiáticos produtores de borracha. Além disso, estão sendo feitos esforços para aumentar o conhecimento de fitopatologistas e fiscais de quarentena sobre esta praga (CABI, 2020; Ismail Hashim, South American Leaf Blight of Hevea Rubber, Ismail Hashim).

As sementes de Losna Branca (Parthenium hysterophorus) são pretas e em forma de cunha, com 2 mm de comprimento, com finas escamas brancas. Até 100.000 sementes produzidas por planta. Sementes se espalham facilmente por veículos, máquinas, animais, grãos e forragem (Department of Environment and Natural Resources, Australia, 2021).

O Agronômica tem recebido frequentemente esta demanda e conta com pessoal qualificado para tais análises.