Part of the Cotecna Group

Dois vírus do mamoeiro são pragas de restrição para a exportação de mamão


Ver ampliada

Figura 1.

Figura 2. Fruto de mamoeiro com anéis verde escuros, sintoma do mosaico ou mancha anelar (Papaya ringspot virus - PRSV) 



Figura 3. Fruto de mamoeiro com anéis verde escuros, sintoma do mosaico ou mancha anelar (Papaya ringspot virus - PRSV) 



Figura 4. Amostras coletadas para o diagnóstico com o objetivo de identificar e eliminar as plantas infectadas pelos vírus da meleira (Papaya meleira virus - PMeV) e do mosaico ou mancha anelar (Papaya ringspot virus - PRSV) (Instrução Normativa IDAF Nº 2 DE 24/04/2019).



Figura 5.



Figura 6



Figura 7



Figura 8. Curvas da RT-PCR em tempo real do RNA total extraído de plantas de mamão (Carica papaya), originárias do Espírito Santo. Curva verde representa o controle positivo; curvas vermelhas correspondem a amostras positivas; e o controle negativo não apresentou sinal de amplificação.





Figura 10. Eletroforese em gel de agarose 1,5% de amostras amplificadas com primers para região da proteína capsidial de Papaya meleira virus (PMeV), que corresponde a um fragmento de aproximadamente 300 pb. 1 a 13: Amostras analisadas; C+: controle positivo; C-: controle negativo; M: Marcador 1 kb Plus Ladder (Qiagen). 



O Agronômica recebeu 28 amostras de mamoeiro (frutos, folhas e ramos) para análise destes dois vírus, sendo 24 referentes a levantamento oficial e quatro de controle de qualidade no mês de fevereiro de 2021. PMeV foi encontrado em seis, PRSV em cinco, e ambos em 14, perfazendo 25 positivas do total de 28 amostras.

A cultura do mamoeiro no Espírito Santo integra o programa de exportação de mamão (Carica papaya L.) para o mercado americano, impondo a necessidade da aplicação de medidas fitossanitárias, com o objetivo de identificar e eliminar as plantas infectadas pelos vírus da meleira (Papaya meleira virus - PMeV) (ver sintomas, Duarte, 2019) e do mosaico ou mancha anelar (Papaya ringspot virus - PRSV) (Instrução Normativa IDAF Nº 2 DE 24/04/2019).

As amostras coletadas para o diagnóstico fitopatológico de que trata o respectivo artigo devem ser compostas por folhas, frutos, pecíolos e ápices de plantas com sintomas característicos das viroses. O material deve ser acondicionado em sacos plásticos, devidamente identificados e lacrados e, posteriormente, encaminhado ao laboratório oficial ou credenciado, pertencente à Rede Nacional de Laboratório Agropecuário do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Vegetal, para a emissão de laudo conclusivo.

O vírus do mosaico do mamoeiro ou mancha anelar do mamoeiro (Papaya ringspot virus, PRSV) e o vírus da meleira (Papaya meleira vírus, PMeV) são os mais importantes para a cultura do mamoeiro, com perdas na produção que podem chegar a 100% quando não são adotadas estratégias de manejo. A velocidade de disseminação destes vírus é muito rápida, por isso se adota a técnica de erradicação sistemática dos mamoeiros assim que os sintomas são observados.

Literatura

Duarte, V. 2019. Meleira do mamoeiro / Papaya meleira virus. Agriporticus. Disponível em: <http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=844>. Acesso em: 22.mar.2021. 

Duarte, V. 2016. Papaya ringspot virus (PRSV). Disponível em: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=498. Acesso em: 22.mar.2021.

Falkenbach, B. R.  Mancha Anelar em mamoeiro do Estado do Espírito Santo. Agriporticus. Disponível em: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=718. Acesso em: 22.mar.2021.

Instrução Normativa IDAF Nº 2 DE 24/04/2019. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=376982. Acesso em: 22.mar.2021.

Ramos, Najara F., Nascimento, Aline K.Q., Gonçalves, Maria Fátima B., & Lima, José Albérsio A.. (2008). Presença dos vírus da mancha anelar e do amarelo letal em frutos de mamoeiro comercializados. Tropical Plant Pathology, 33(6), 449-452. https://doi.org/10.1590/S1982-56762008000600008

*******

How to cite: Mituti, Tatiana; Fernandes, Juliane; Pereira, Luana de Andrade; Falkenbach, Bianca Ramos; Ribeiro, Giovana Gamino. 2021. Dois vírus do mamoeiro são pragas de restrição para a exportação de mamão. Agriporticus. Disponível em: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=966. Acesso em: 25.mar.2021 (Atualize a data de acesso.)