Part of the Cotecna Group

Seed Collection: Strategic Against Invasive Species


Ver ampliada

Sementoteca



Priscila Silva da Costa Ferreira Gomes, engenheira agrônoma, mestrado, analista de herbologia do Agronômica.









O Laboratório Agronômica dispõe de uma coleção de sementes de espécies de invasoras e cultivadas que compõem sua Sementoteca. As sementes ficam acondicionadas em frascos plásticos, com cravo-da-índia (Syzgium aromaticum), identificados e armazenados em caixas de madeira no Setor de Herbologia aos cuidados da analista Eng. Agr, M.Sc. Priscila Silva da Costa Ferreira e da assistente Técnóloga Agrop. M.Sc. Jéssica Pedroso Rosado. A sementoteca é incrementada a partir de interceptações de sementes ao longo dos anos feitas pelo Agronômica, todas certificadas por pessoas de "notório saber", tais como a Drª Doris Groth (UNICAMP) e a Drª Rosinha Maria Peroni Mesquita. O acervo diversificado consta de 331 frascos e 211 espécies vegetais e é estratégico para o escopo de atuação do setor de Herbologia do Agronômica. A sementoteca, além de contra-prova das determinações de espécies botâncias, tem valor inestimável no treinamento de pessoal e na defesa sanitária vegetal do Brasil.

O ano de 2020 não é apenas o ano da Pandemia do Covid-19, mas o Ano Internacional da Saúde de Plantas. No mês de outubro próximo ocorrerá a International Plant Health Conference: "Protecting Plant Health in a changing world", na Finlândia. Os quatro temas da Conferência são: 

1) Saúde de Plantas e comércio internacional;

2) O potencial da Saúde de Plantas para um mundo sem fome;

3) A contribuição da fitossanidade para o clima e a preservação da vida na Terra;

4) A Saúde de Plantas e o desenvolvimento.

Os cidadãos precisam assumir um papel mais ativo, assumindo o compromisso de promover e preservar a saúde das plantas para as próximas gerações, conscientizando sobre a importância do trabalho do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para o qual o Agronômica colabora identificando e relatando pragas invasoras. O serviço de identificação de plantas invasoras está disponível para o público em geral. Conte conosco!

*******

How to cite: Gomes, P. S. C. F.; Rosado, J. P. Seed Collection: Strategic Against Invasive Species. Agriporticus. Disponível em: <http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=909>. Acesso em: 04 jun.2020. (Atualize a data de acesso.)