Part of the Cotecna Group

Xylella fastidiosa causando morte de ameixeiras em Caxias do Sul, RS


Ver ampliada

Figura 1. Ameixeiras com sintomas de Escaldadura (Xylella fastidiosa). Seca de ramos (A, B e C), subdesenvolvimento (B) e morte de plantas (C) em pomares de Caxias de Sul, RS, março 2020.

Figura 2. Ameixeira com ramos secos, sintoma de Escaldadura (Xylella fastidiosa), em pomar de Caxias de Sul, RS, março 2020.



Figura 3. Ameixeiras com ramos secos, sintoma de Escaldadura (Xylella fastidiosa), em pomar de Caxias de Sul, RS, março 2020.



Figura 4. Ameixeira com folhas avermelhadas, sintoma de Escaldadura (Xylella fastidiosa), em pomar de Caxias de Sul, RS, março 2020.



Figura 5. Detecção de Xylella fastidiosa em ramos de ameixeira por meio da PCR em tempo real (qPCR). As curvas ilustram as amplificações do DNA da X. fastidiosa identificada nas amostras, em duplicatas (curvas sinalizadas com círculo vermelho), nos pomares 2 e 3 de Caxias do Sul. O eixo Y contém a intensidade normalizada de fluorescência (ΔRn) e o eixo X o número de ciclos da qPCR. As amostras foram consideradas positivas quando a curva de amplificação cruzou a linha limite (threshold) antes do ciclo 35.



Amostras de três pomares comerciais de ameixeira (Prunus domestica), com sintomas de seca de ramos, subdesenvolvimento e morte, foram coletadas em Caxias do Sul, RS. Os resultados indicaram a presença de Xylella fastidiosa, agente causal da Escaldadura das Folhas da Ameixeira (EFA, The Plum Leaf Scald (PLS)), em plantas de dois dos três pomares.

A EFA é a principal doença da cultura da ameixeira no Brasil e a bactéria X. fastidiosa é transmitida entre plantas pela ação de insetos vetores, cigarinhas.

Veja o relato de Gomose nos mesmos pomares: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=898

******

How to cite: Pereira, W. V. 2020. Xylella fastidiosa causando morte de ameixeiras em Caxias do Sul, RS. Agriporticus. Disponível em: <http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=897>. Acesso em: 07 mai.2020. (Atualize a data de acesso.)