Part of the Cotecna Group

Necrose da medula de tomateiro, Viamão, RS


Ver ampliada

Haste de tomateiro seccionada, mostrando áreas escuras necrosadas centrais (seta azul), sintoma típico de "Necros da Medula", causada por Pseudomonas corrugata, Viamão, RS.

Colônias de Pseudomonas corrugata isoladas em meio B de King a partir do tecido escurecido no centro da haste de tomateiro.



Perfil da bactéria, isolada de tomateiro com necrose na medula da haste, inoculada na placa do sistema GEN III do Biolog, indicando a determinação como Pseudomonas corrugata.



Planta de tomateiro, com sintomas de murcha, de lavoura em Viamão, RS, foi recebida para diagnose. Uma bactéria foi isolada em meio B de King, submetida a testes bioquímicos básicos e cultivada em placa do sistema GEN III do Biolog (Hayward, CA, EUA). Os resultados indicaram tratar-se de Pseudomonas corrugata Roberts e Scarlett. O interessado informou que as plantas sintomáticas apareceram em reboleira e depois de chuva e muito calor (>35  oC).
A Necrose da Medula (inglês: Tomato pith necrosis) caracteriza-se pela morte e esvaziamento do tecido parenquimático do caule, ocorre no mundo todo em áreas de cultivo de tomate, podendo causar perdas severas nas colheitas. Comumente, o primeiro sintoma visível é a clorose e a murcha das folhas mais jovens, seguidos pela perda de turgescência e eventual colapso de toda a planta em fases posteriores da doença.
Referência:
Quezado-Duval, A. M.; Martins, O. M. 2007. Necrose da medula: uma ameaça para o tomate estaqueado no Brasil. Embrapa Hortaliças, ISSN 1415-3033. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPH-2009/33368/1/ct_50.pdf. Acesso em: 27 dez.2018.
*******
How to cite: Cardoza, Y. F.; Ortiz, P. C.; Alves, K. R.; Rocha, M. S. Necrose da medula de tomateiro, Viamão, RS. Agriporticus. http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=820. Acesso em: 27 dez.2018. (Atualize a data de acesso)