Part of the Cotecna Group

Traça-das-crucíferas em couve, Porto Alegre, RS


Ver ampliada

Possivelmente trata-se de espécime dd Allograpta obliqua,  um conhecido predador de pulgões; Folha de couve, Teresópolis, Porto Alegre, RS, 09 dez 2018. 

Possivelmente trata-se de espécime dd Allograpta obliqua,  um conhecido predador de pulgões, em folha de couve, rente a nervura, Teresópolis, Porto Alegre, RS, 09 dez 2018. 



Possivelmente trata-se de espécime dd Allograpta obliqua,  um conhecido predador de pulgões, em folha de couve, Teresópolis, Porto Alegre, RS, 09 dez 2018. 



Folha de couve com perfurações causadas pela larva da Traça-das-crucíferas, Teresópolis, Porto Alegre, RS, 09 dez 2018. 



Folha de couve com perfurações causadas pela larva da Traça-das-crucíferas, Teresópolis, Porto Alegre, RS, 09 dez 2018. 



Larvas da traça-das-crucíferas, Plutella xylostella (Lepidoptera: Plutellidae), nome em inglês: diamondback moth, em folhas de couve (Brassica oleracea var. ramosa, variegated kale) em horta doméstica, Teresópolis, Porto Alegre, RS, 09 dez 2018. Larvas novas raspam a face inferior das folhas. Neste estádio verifica-se que as folhas foram perfuradas.

O controle, quando se trata de poucas plantas, é a catação.

ERRATA: A espécie da foto não é Plutella xylostella, mas os sintomas nas folhas com certeza foram causados por esta praga. Casualmente o inseto que estava nas folhas tem o mesmo padrão de coloração de P. xylostella, mas se trata de uma larva de mosca predadora da família Syrphidae. Possivelmente a espécie é Allograpta obliqua,  um conhecido predador de pulgões.

*******

How to cite: Ferreira, A. F.; Duarte, V. Traça das crucíferas em couve, Porto Alegre, RS. Agriporticus. Disponível em: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=815. Acesso em: 11 dez.2018. (Atualizado em 08/11/2019.)