Part of the Cotecna Group

Leprose do citros


Ver ampliada

Folhas de laranjeira ValĂȘncia com sintomas de leprose

Folhas de laranjeira ValĂȘncia com sintomas de leprose



Folhas de laranjeira ValĂȘncia com sintomas de leprose



Folhas de laranjeira Valência, colhidas pelo Prof. Edson Bertolini (UFRGS), em Planalto, RS, junho 2015, mostrando lesões cloróticas e lisas nas duas faces, algumas bem maiores que as outras, marrom-avermelhadas, lisas, com (folha do centro) ou sem centro necrótico (folhas da direita e esquerda), características da leprose, causada pelo vírus da leprose dos citros (Citrus leprosis virus (CLV), Rhabdoviridae), transmitido pelo ácaro Brevipalpus phoenicis.

A transmissão do vírus depende do vetor (ácaro), uma relação persistente e propagativa, depois da aquisição, o ácaro pode transmitir o vírus permanentemente através de todos os estádios (larva, protoninfa, deutoninfa e adulto).

Evitar a introdução e disseminação do ácaro no pomar e desfavorecer seu aumento populacional são as principais medidas de controle. O plantio de mudas livres do ácaro e do vírus, a desinfestação de caixas de colheitas, equipamentos e veículos e a implantação de quebra-vento ou cerca viva com espécies não hospedeiras do ácaro (pinus, primavera ou coroa-de-cristo) são medidas preventivas.

O Agronômica dispõe de método diagnóstico molecular para a detecção deste vírus nos tecidos foliares de plantas de citros e também conta com acarologista que determina a espécie do ácaro. Consulte-nos (51-2131-6262). Envie para o laboratório folhas ensacadas em saco plástico transparente, vedados, para evitar a fuga do ácaro, em envelope ou caixa de papelão, pois a presença do ácaro também confirma o diagnóstico.