Part of the Cotecna Group

Injúria em folhas de Geonoma meridionalis por Brevipalpus phoenicis


Ver ampliada

Folha com descoloração entre as nervuras (Autor: Jorge Cesarino Severo Dupont)

Folha com morte do limbo (Autor: Jorge Cesarino Severo Dupont)



Folha com morte do limbo (Autor: Jorge Cesarino Severo Dupont)



Folha com descoloração entre as nervuras (Autor: Jorge Cesarino Severo Dupont)



Visão dorsal de um fêmea de Brevipalpus phoenicis.



Tarso da perna II com dois solenídios.



Detalhe da ornamentação das placas ventrais e genital.



Detalhe da ornamentação do dorso.



O Agronômica recebeu folhas da espécie Geonoma meridionalis (Protocolo 34291, 26/08/2014), palmeira com ocorrência na Mata Atlântica, com manchas esbranquiçadas no limbo. O interessado achou inicialmente que poderia ser alguma deficiência nutricional, pH do substrato ou dificuldade de cultivo mesmo, fora do ambiente natural. Também informou que esta espécie, na natureza, ocorre em locais de pouca luminosidade e bastante umidade, sendo que, aqui, está em ambiente semelhante, apenas o substrato não é o de origem.
O material foi examinado pelo Biól. M.Sc. Vinícius Alves Ferreira (vinicius.ferreira@agronomicabr.com.br), Analista de Acarologia e Entomologia, Agronômica - Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário e Consultoria, que determinou tratar-se de injúria do ácaro Brevipalpus phoenicis (Geijskes, 1936) (Acari: Tenuipalpidae).
Brevipalpus phoenicis é um ácaro de corpo achatado e formato ovóide, sua coloração varia do verde escuro ao vermelho. É uma espécie de distribuição global mais facilmente encontrada em clima tropical. Há registro de B. phoenicis ocorrendo em cerca de 65 espécies de plantas, muitos dos hospedeiros são plantas ornamentais e frutíferas. 
A espécie é considerada praga de importância principalmente em cultivos de café  e citros no Brasil. O ácaro B. phoenicis danifica folhas e frutos de seus hospedeiros por meio da alimentação, causando manchas cloróticas visíveis na área infestada. Além do dano físico direto, a praga é responsável pela transmissão de alguns vírus, tais como o da leprose do citros e da mancha anular do cafeeiro.