Anoda cristata - invasora interceptada em amostras de soja provindas da Argentina e de sorgo do Uruguai

24 de agosto de 2022

Ver ampliada

Esta espécie pertencente à família Malvaceae, a mesma do algodão, é nativa da América do Norte e da América do Sul. Também sendo cultivada em outros locais, é utilizada como planta ornamental e de uso medicinal (Fonte: GRIN).

Conhecida popularmente como “Malva-de-crista”, esta espécie apresenta registro de ocorrência no Brasil, na cidade de Curitibanos em Santa Catarina determinado por M. Grings em 10/09/2019 (Fonte: REFLORA).

É recorrente que o Laboratório Agronômica intercepte sementes de Anoda cristata em amostras de soja recebidas da Argentina e de sorgo recebidas do Uruguai.

As principais características observadas nas sementes desta espécie são: forma pêndula reniforme, comprimida, com 3,0-3,8mm de comprimento e aproximadamente o mesmo em largura por 2,2mm de espessura (no dorsal); hilo circular ou elíptico, lateral, côncavo, encoberto pelo funículo que se prolonga como uma curta tromba preta sobre o lóbulo radicular; tegumento duro, com superfície de coloração castanha a quase negra, rugosa-granulada, fosca, glabro ou com pequenos pelos até o ápice do lóbulo radicular. (Fonte: KISSMANN, K. G.; GROTH, D. Plantas infestantes e nocivas. Tomo III. Basf. São Paulo, 2000. Livro.)

 ****

How to cite: da Silva Costa Ferreira Gomes, Priscila. Anoda cristata – invasora interceptada em amostras de soja provindas da Argentina e de sorgo do Uruguai.  Agriporticus. Disponível em:  https://agronomicabr.com.br/DetalheAgriporticus.aspx?id=2064.  Acesso em: 24.agosto, 2022 (Atualize a data de acesso.)