Part of the Cotecna Group

Cipó-chumbo


Ver ampliada

Cipó-chumbo (Cuscuta racemosa), FIOS AMARELOS PENDENTES, em arbusto não-identificado no lago da Praia do Forte, Mata de São João, Bahia.

O cipó-chumbo (Cuscuta racemosa Mart.) é uma planta parasita, da família Convolvulaceae, conhecida também como fios-de-ovos, tinge-ovos, cipó-dourado, dentre outros. Ela nasce de sementes, mas passa a viver às custas de qualquer outra espécie assim que alcança os galhos e emite filamentos a outra planta. Por ser parasita e intimamente ligado à planta hospedeira, sua eliminação depende de algumas condições. Não é possível utilizar herbicidas, pois o efeito dos produtos também levaria à morte a espécie atacada. Caso a ação do cipó-chumbo sobre a planta hospedeira não seja muito intensa, ele pode ser arrancado, apesar desse método também ser restrito. Se forem poucas as plantas envolvidas, o mais conveniente é extraí-las inteiramente para impedir que os ataques se sucedam.
Este espécime foi fotografado na Praia do Forte, Mata de São João, Bahia, em setembro de 2013, mas também ocorre no RS sobre diversas plantas, tais como coroa-de-cristo e alfafa. Na estrada que liga Praia do Forte à Salvador, também é possível ver, pelo menos duas plantas, à direita de quem vai, cobertas de cipó-chumbo.
Eng. Agr. Valmir Duarte (valmir@agronomicabr.com.br)