Part of the Cotecna Group

Cauliflower blind bud / Má formação da cabeça da couve-flor, Virginópolis, MG


Ver ampliada

Figura 1. Couve-flor com má formação da inflorescência, Virginópolis, MG, 01 setembro 2021. Autor da foto: Ricardo Alves Rodrigues Coelho

Figura 2. Couve-flor com ausência da inflorescência, Virginópolis, MG, 01 setembro 2021. Autor da foto: Ricardo Alves Rodrigues Coelho



Figura 3. Couve-flor com ausência da inflorescência, Virginópolis, MG, a01 setembro 2021. Autor da foto: Ricardo Alves Rodrigues Coelho



Figura 4. Couve-flor com pouco desenvolvimento da inflorescência, Virginópolis, MG, 01 setembro 2021. Autor da foto: Ricardo Alves Rodrigues Coelho



Figura 5. Temperaturas máximas e mínimas em Virginópolis, MG, agosto de 2021. AccuWeather: https://www.accuweather.com/pt/br/virgin%C3%B3polis/39256/august-weather/39256?year=2021



O Agronômica recebeu consulta sobre a falta de formação da inflorescência de plantas de couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis, Brassicaceae) em lavoura comercial de Virginópolis, MG, 01/09/2021 (Figuras 1-4). O responsável, respondendo alguns dos nossos questionamentos, informou que não usou adubação orgânica, não fez análise de solo, pouca chuva na região, utiliza irrigação por aspersão. 

A couve-flor é uma cultura de estação fria que é um pouco mais exigente em relação às suas necessidades climáticas do que seus parentes brócolis, repolho, couve, nabo e mostarda. A sensibilidade ao clima e às condições do ambiente tornam a couve-flor propensa a inúmeros problemas de cultivo. Comumente, o abotoamento, couve-flor sem cabeça, é o que causa maior prejuízo. A faixa ótima de temperatura para couve-flor é de 14 a 20 ºC.

Hipóteses (May et al., 2007Schiller, 2019; The Seed Collection, 2019; Wilhelmi, 2016):

1. Umidade - o solo deve estar sempre úmido até uma profundidade de 15 cm. A umidade consistente é necessária para que as plantas desenvolvam cabeças completas. As plantas precisam de água adicional no final da temporada em que você plantá-la, já que a couve-flor cultivada nas partes mais quentes do verão obviamente precisa de mais água do que as cultivadas no frio início da primavera.

2. Temperatura - a couve-flor não tolera altas temperaturas. As temperaturas máximas em Virginópolis, MG, estiveram próximas à 30 ºC durante as duas últimas semanas (Figura 5). Dependendo da variedade, isto pode ter causado o problema.

3. Nutrição - nutrição balanceada também é crucial para o desenvolvimento adequado da cabeça. A falta de cabeça em uma planta de couve-flor pode ser um sintoma de falta de nutrientes, especialmente porque a couve-flor é exigente. Adubar o solo com composto, bem curtido, e aplicar fertilizante 5-10-10 (NPK) a uma taxa de 1200 g por 3 m quadrados antes do transplantio. Também é uma boa ideia adubação de cobertura com nitrogênio três a quatro semanas após o transplantio, na quantidade de 500 g por 30 m de linha.

Dano físico no ponto central de crescimento por doenças, animais, insetos ou pessoas que trabalham perto das plantas pode induzir a má formação da inflorescência da couve-flor (Schiller, 2019).

Segundo o agricultor, a provável razão da falha na formação de cabeça das plantas de couve-flor foi o plantio de uma cultivar de verão (Sharon) no inverno. O inverno na região foi rigoroso, com temperaturas muito baixas.

Referências

May, A.; Tivelli, S. W.; Vargas, P. F.; Samra, A. G.; Sacconi, L. V. & Pinheiro, M. Q. 2007. A cultura da couve-flor. Instituto Agronômico de Campinas. Disponível em: https://www.iac.sp.gov.br/publicacoes/arquivos/iacbt200.pdf. Acesso em: 6.Sep.2021.

Schiller, N. 2019. 9 Cauliflower Head Disorders and How to Avoid Them. Disponível em: https://gardenerspath.com/plants/vegetables/cauliflower-head-disorders/. Acesso em: 6.Sep.2021.

The Seed Collection. 2019. 10 Reasons Your Cabbages Aren’t Forming Heads. The Seed Collection. Disponível em: https://www.theseedcollection.com.au/Cabbages-Not-Forming-Heads. Acesso em: 6.Sep.2021.

Wilhelmi, C. 2016. Big Cauliflower - No Head. Gardenerd. Disponível em: https://gardenerd.com/blog/ask-gardenerd-big-cauliflower-no-head/. Acesso em: 6.Sep.2021.

*******

How to cite: Guterres, C. W.; Duarte, V. Cauliflower blind bud / Má formação da cabeça da couve-flor, Virginópolis, MG. Agriporticus. Disponível em: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=2009. Acesso em: 06.set.2021 (Atualize a data de acesso.)