Part of the Cotecna Group

Esporões de Claviceps purpurea em sementes de azevém


Ver ampliada

Esporões (esclerócios) de Claviceps purpurea em sementes de azevém (Lolium sp.) encontradas em amostra de sementes de aveia (Avena sativa) pela analista Eng. Agr. M.Sc. Priscila Silva da Costa Ferreira Gomes do Agronômica - Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário e Consultoria.

Esporões (esclerócios) de Claviceps purpurea  (Fr.) Tul. 1853 em sementes de azevém (Lolium sp.) encontradas em amostra de sementes de aveia (Avena sativa) pela analista Eng. Agr. M.Sc. Priscila Silva da Costa Ferreira Gomes do Agronômica - Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário e Consultoria.
O esporão ou cravagem (Claviceps purpurea) é um fungo parasita que ataca várias gramíneas, inclusive o centeio, e do qual se extraem vários alcalóides e substâncias de uso medicinal, tais como ácido lisérgico (a partir do qual se sintetiza o LSD), ergometrina (substância utilizada para induzir o parto e parar hemorragias pós-parto) e ergotaminas (vasoconstritores). Quem ingerir o fungo pode desenvolver uma doença denominada de ergotismo.
As espécies de Claviceps: C. sorghi, C. sorghicola, C. gigante e C. fusiformis não têm registro no Brasil, exceto C. purpurea