Part of the Cotecna Group

Curculionídeo (Coleoptera: Curculionidae)


Ver ampliada

Curculionídeo

Curculionídeo



Curculionídeo



Curculionídeo



Curculionídeo



Espécime de curculionídeo encontrado no gramado, na Praia de Bellatorres, Passo de Torres, SC, com mais de 1 cm de comprimento, de cor preta com manchas amareladas. As principais características são rostro (bico) alongado e encurvado, com antenas clavadas e geniculadas. 

Os curculionídeos, também conhecidos como gorgulhos, compõem uma grande família de besouros cuja principal característica é o rostro comprido (bico encurvado ou tromba) que possuem. Devido a essa característica peculiar, esses insetos também recebem nomes populares tais como bicudo e broca. Determinadas espécies desses besouros são daninhas à agricultura, sendo pragas relevantes em plantações de milho (gorgulho do milho), de cana-de-açúcar, de algodão, e em diversas espécies de palmeira.

Os curculionídeos alimentam-se quase inteiramente de plantas e a maioria das espécies está associada com uma gama estreita de hospedeiros, em muitos casos, só vivem de uma única espécie. Com tantas espécies classificadas em mais de 400 gêneros, a taxonomia desta família é bastante complicada, e os autores discordam sobre o número e a localização de várias subfamílias, tribos e subtribos.

*******

How to cite: Duarte, Valmir. 2013. Curculionídeo (Coleoptera: Curculionidae). Agriporticus. Disponível em: <http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=174>. Acesso em: 27.mar.2021 (Atualize a data de acesso.)