Curso de capacitação em diagnose de Fusarium oxysporum f. sp. cubense, raça 4 tropical

02/10/2018


A Eng. Agr. Dra. Camila Andrade, analista de Micologia do Agronômica, participou do curso de capacitação em diagnose de Fusarium oxysporum f. sp. cubense, raça 4 tropical; nos dias 25 a 27/09/2018, na Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO.

A Eng. Agr. Dra. Camila Cristina Lage de Andrade, analista de Micologia do Agronômica, participou do curso de capacitação em diagnose de Fusarium oxysporum f. sp. cubense, raça 4 tropical;  nos dias 25 a 27/09/2018, na Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO. O curso ocorreu sob a coordenação da Dra. Regina Melo Sartori Coelho - Auditora Fiscal Federal Agropecuária (Laboratório Nacional Agropecuário em Goiás - MAPA) e foi ministrado pelos pesquisadores Dr. Miguel Angel Dita Rodriguez e Dr. Fernando Haddad, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Cruz das Almas, BA e a Profa.  M.Sc. Camila Nicolli, do Departamento de Fitossanidade da UFG. Também participaram do curso representantes da Agrodefesa, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), pesquisadores do Instituto Federal de Goiás, estudantes de Pós Graduação da Fitossanidade da UFG, pesquisadora do Instituto Biológico, Dr. Glauco Antônio Teixeira - Auditor Fiscal Federal Agropecuário (Lanagro - MG)  e o Dr. Paulo Sérgio Torres Brioso, diretor do Laboratório Oficial de Diagnóstico Fitossanitário da UFRRJ. 
 
Os pesquisadores da Embrapa enfatizaram o potencial da raça 4 tropical em desenvolver-se nas condições brasileiras e demonstraram a importância de um diagnóstico rápido e confiável utilizando técnicas moleculares. O Manual de Procedimentos do Plano Nacional de Contingência deste fungo será publicado no site do MAPA, o que auxiliará os laboratórios oficiais e credenciados. 
 
O curso foi proveitoso e esclarecedor, pois permitiu adquirir informações importantes sobre o diagnóstico molecular de F. oxysporum f. sp. cubense, raça 4 tropical que será crucial para a capacitação dos laboratórios. 


Veja mais notícias