CGCRE/INMETRO realiza auditoria no Agronômica!

12/07/2018


Avaliadores especialistas (NBR ISO/IEC 17025) credenciados pela CGCRE/INMETRO e parte da equipe do Agronômica (em pé, da esquerda para a direita): Eng. Agr. José Luiz Viana de Carvalho, Embrapa Agroindústria de Alimentos; Eng. Agr. Evelyn Fernandes de Araújo Koch, Conqualy - Consultoria em Qualidade, CGCRE / Inmetro, Eng. Civil Hamilce Simas Iozzi Codá Santos, Tecnologista Senior do Observatório Nacional; Biól. Dr. Isaías Cabrini; Patrícia, Diretora do Agronômica; (primeira fila, da esquerda para a direita, todos do Agronômica) Biól. Marisa, Adm. Gislaine, Adm. Sylvia e Valmir (Diretor)

Nos dias 02 a 06 de julho, o Agronômica passou pela auditoria da Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE), seguindo os critérios estabelecidos na Norma ABNT ISO/IEC 17025, versão 2017.
 
A auditoria foi realizada sob a coordenação da Avaliadora Líder, Eng. Civil Hamilce Simas Iozzi Codá Santos (Tecnologista Sênior do Observatório Nacional), juntamente com os avaliadores credenciados pelo INMETRO e especialistas na aplicação da norma: Eng. Agr. José Luiz Viana de Carvalho (Embrapa Agroindústria de Alimentos); Eng. Agr. Evelyn Fernandes de Araújo Koch (Conqualy - Consultoria em Qualidade e CGCRE/INMETRO); e Biól. Dr. Isaías Cabrini.
 
Na sessão de encerramento, sexta-feira à tarde, a comissão definiu 423 ensaios passíveis de aprovação (Acarologia, 32; Bacteriologia, 8; Entomologia, 52; Herbologia, 247; Micologia, 12; Nematologia, 45; Virologia, 27), que serão analisados e farão parte do escopo acreditado do Agronômica junto à CGCRE/INMETRO, após atendidas as não conformidades.
 
Durante a auditoria, seguindo os critérios estabelecidos na Norma, algumas não conformidades foram observadas. Não conformidades são verificações realizadas por parte dos auditores de que algum requisito da norma não está sendo atendido, podendo resultar em produtos não conformes, ou seja, resultados insatisfatórios.
 
O plano de ação para a solução das não conformidades será enviado à CGCRE/INMETRO até o dia 13 de julho de 2018, prazo final (uma semana). O prazo para corrigir as não conformidades é 180 dias, mas a equipe já está trabalhando e espera adequar e atender o mais breve possível.
 
O resultado, mesmo que parcial, foi muito positivo e fruto do trabalho incansável de todos os colaboradores. A atuação criteriosa da comissão de auditores e o seu alto nível de formação reforçaram o significado do resultado da auditoria.
 
O Agronômica agradece aos seus colaboradores e se sente lisonjeado em dar tal notícia a todos os seus parceiros. Como o sistema de qualidade é um processo, continuaremos trabalhando buscando sempre a excelência. 


Veja mais notícias