Agronômica no Congresso Brasileiro de Nematologia

10/07/2018


Dra. Fernanda Carla Ferreira, junto ao seu pôster, no Congresso Brasileiro de Nematologia, Bento Gonçalves, RS, junho 2018.


Dra. Fernanda Carla Ferreira, explicando o assunto do pôster, no Congresso Brasileiro de Nematologia, Bento Gonçalves, RS, junho 2018.


Dra. Fernanda Carla Ferreira, junto ao banner do Agronômica, um dos patrocinadores do Congresso Brasileiro de Nematologia, Bento Gonçalves, RS, junho 2018.

Nos dias 24 a 29 de junho, foi realizado, em Bento Gonçalves/RS, o Congresso Brasileiro de Nematologia. Em sua 35ª edição, o evento teve como tema Nematologia: problemas emergentes e estratégias de manejo.
 
A estrutura da conferência foi composta por seis painéis e palestras de escopo mais amplo, onde discutiu-se inicialmente a importância dos fitonematoides no cenário agrícola e como as pesquisas nematológicas brasileiras têm contribuído para a redução dos danos na produção agrícola.
 
Os painéis abordaram temas atuais, como as problemáticas emergentes dos nematoides na cultura do arroz e na cultura da soja, a importância da taxonomia integrativa de fitonematoides e a situação e prospecção de serviços prestados por laboratórios de Nematologia no Brasil.
 
A situação dos laboratórios de nematologia no Brasil foi amplamente discutida no evento. Segundo a Eng. Agr. Fernanda Ferreira (representante do Agronômica no evento), foi enfatizado o grande número de laboratórios espalhados pelo país. Mas se por um lado essa informação indica que, cada vez mais, o agronegócio percebe a importância de se realizar análises nematológicas, por outro ela traz consigo uma realidade preocupante: muitos desses laboratórios estão atuando sem nematologista de formação – o que pode comprometer resultados e também a credibilidade do setor.
 
Durante o congresso também foram ministradas palestras enfatizando as novas ferramentas de apoio ao manejo sustentável de fitonematoides. Para tanto, renomados conferencistas brasileiros e internacionais estavam presentes no evento para discutir os diversos temas abordados.
 
Já na Sessão de Pôsteres, espaço destinado para os participantes exporem os trabalhos que vêm sendo realizados nas várias áreas dentro da nematologia, a Dra. Fernanda Ferreira, analista de Nematologia do Agronômica, apresentou o trabalho Detecção de Meloidogyne spp. em mudas de cafeeiro utilizando amplificação isotérmica mediada por loop (LAMP), realizado em coautoria com as biólogas Rita Santin e Julie Zanin e com o também engenheiro agrônomo Valmir Duarte, todos profissionais do Agronômica.
 
A Dra. Fernanda avaliou como positiva a participação no congresso. Segundo ela ”O evento foi de alto nível. Possibilitou contato com temas atuais e com muitos profissionais da área, além, claro, de fazer crescer ainda mais o meu entusiasmo pela ciência”.


Veja mais notícias