Nematologista do Agronômica participa de curso na Holanda

05/07/2018


Dra. Rita Santin e Dr. Gerrit Karssen (setas) e demais participantes do curso de nematologia em Wageningen, Holanda, junho 2018,


Laboratório onde se realizou o curso.


National Plant Protection Organization (NPPO), Wageningen, Holanda


Dra. Rita, Wageningen, Holanda

A Dra. Rita Santin, nematologista do Agronômica, participou, no final do mês de junho, do curso "Identificação de nematoides parasitas de plantas", ministrado pelo Dr. Gerrit Karssen, na National Plant Protection Organization (NPPO), em Wageningen, Holanda.
 
O curso, que contou com a participação de profissionais do mundo inteiro, teve duração de uma semana e seu foco principal foi a identificação morfológica de fitonematoides em nível de gênero e espécie. Também discutiu-se sobre as principais taxa de nematoides parasitas de plantas dentro dos nematoides Tylenchomorpha (nódulo, cisto, lesão, folha e caule/bulbo) e Triplonchida/Dorylaimida (nematoides transmissores de vírus de plantas).
 
Para isso, foram apresentadas palestras focadas nas características de identificação mais úteis ao nível de gênero e espécie, além de lâminas permanentes e com nematoides vivos – que, por meio de imagens e outras chaves de identificação, foram observadas nas aulas práticas.
 
Sobre o Dr. Gerrit Karssen, ele é referência no assunto. Trabalha desde 1991 como taxonomista de nematoides na Organização Nacional de Proteção Vegetal em Wageningen, Holanda. Ele estudou Biologia na Universidade de Utrecht e é PhD em Biologia pela Universidade de Ghent – título que lhe foi conferido após realizar revisão taxonômica dos nematoides de galhas na Europa. Atualmente, seu trabalho inclui identificação e Pesquisa Taxonômica Alfa sobre nematoides parasitas de plantas; além disso, é curador da Coleção de Nematoides de Wageningen (WaNeCo), atua na identificação de fitonematoides na Universidade de Wageningen e profere palestras sobre a taxonomia Tylenchomorpha na Universidade de Ghent. Karssen também é membro do conselho editorial do Journal of Nematode Morphology and Systematics, do ZooKeys (publicação russa sobre nematologia), Nematologia Mediterranea e Redia.

O curso incluiu um treinamento prático e teórico de identificação de espécies dos mais importantes nematoides parasitas de plantas, muitos quarentenários para o Brasil, usando lâminas e material fresco – identificados em nível de espécie. O evento concentrou-se na identificação morfológica de nematoides parasitas de plantas como Tylenchomopha (formados de galhas, cisto, lesão e caule/bulbo) e Triplochida/Dorylaimida (nematoides transmissores de vírus).

A Dra. Rita aproveitou sua presença em Wageningen para visitar a ClearDetections, empresa que produz kits de determinação de nematoides fitopatogênicos. A ClearDetections desenvolveu um tampão de lise de nematoides que extrai rapidamente o DNA de uma ampla variedade de nematoides e cistos, tornando-se uma ferramenta interessante para laboratórios que lidam com muitas amostras, como o Agronômica.

Para as suspensões de nematoides do solo, o kit da ClearDetections inclui um único passo de purificação: uma coluna simples garante a remoção de inibidores orgânicos da PCR, tais como ácidos húmicos e fúlvicos que estão inevitavelmente presentes em tais amostras, especialmente em solos com alto teor de matéria orgânica. Para o isolamento do DNA dos cistos, a ClearDetections mostra em um vídeo tutorial (clique e assista) como libertar a larva e os óvulos dos cistos simplesmente esmagando-os com uma ponteira de plástico transformada em pistilo de forma caseira.

Nas palavras da Dr. Rita “a experiência foi fantástica e os conhecimentos adquiridos serão aplicados imediatamente nas rotinas do Laboratório”.


Veja mais notícias