Agronômica participa do III Curso de Verão de Micologia

26/01/2018


Biól. Renata Mabel de Oliveira Mello no centro exibindo o certificado do curso.


Participantes do III Curso de Verão de Micologia

O Agronômica, representado pela Biól. Renata Mabel de Oliveira Mello, participou do III Curso de Verão de Micologia, realizado pelo Instituto de Botânica, em parceria com alunos de mestrado e doutorado, localizado na cidade de São Paulo, SP, nos dias 22 a 26/01/2018, das 9 às 18 h.

Treze tópicos sobre fungos, incluindo taxonomia, sistemática, evolução e biologia de fungos e organismos zoospóricos, foram apresentados. Os palestrantes trabalham particularmente com fungos aquáticos. A primeira palestra foi com o M.Sc. Gustavo Jerônimo sobre a origem e evolução dos fungos, os primeiros sinais dos fungos no planeta, a importância do filo Zygomycota sensu lato. Ressalte-se a palestra do Dr. Mauro Westphalen sobre a taxonomia, sistemática e ecologia dos Ascomicetos, na qual foram apresentadas estruturas dos Ascomicetos. Também ressalt-se a palestra sobre o filo Oomycota, proferida pela M.Sc. Ana Lúcia de Jesus, no último dia, sexta-feira. 

Visitou-se a coleção de culturas de fungos do Instituto, onde explicaram os processos de preservação.

Na aula prática de campo foram coletadas amostras de organismos macroscópicos e microscópicos do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI). Utilizou-se as técnicas de iscagem. 


Veja mais notícias