Enriquecimento para melhorar a detecção de Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis em extratos de sementes de tomate com plaqueamento, TaqMan PCR e LAMP

21/07/2016


Valmir, Yuliet, Flávia e Patrícia


Eng. Agr. Dra. Flávia M. Vieira Lelis, fitopatologista, apresentando seminário no Agronômica.


Eng. Agr. Dra. Flávia M. Vieira Lelis, fitopatologista, apresentando seminário no Agronômica.

A Eng. Agr. Dra. Flávia M. Vieira Lelis, fitopatologista, a convite do Agronômica, esteve no laboratório nos dias 19 e 20 de julho corrente, treinando a equipe no método de "Enriquecimento para melhorar a detecção de Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis em extratos de sementes de tomate com plaqueamento, TaqMan PCR e LAMP", apresentando o seminário com este título na terça-feira, dia 19, às 16h30.

A Dra. Flávia fez pós-doutorado de dois anos (abr 2015-abr 2016), sob a orientação do Dr. Jan van der Wolf, no Plant Research International (PRI/WUR), quando desenvolveu métodos altamente sensíveis para detecção de C. michiganensis subsp. michiganensis (cancro bacteriano do tomateiro) em sementes de tomate utilizando técnicas microbiológicas e moleculares.

A visita foi muito proveitosa para o Agronômica, servindo para adequar e fazer funcionar o método do LAMP e outros detalhes do método de enriquecimento.


Veja mais notícias