Determinação da espécie de inseto pela sequência do gene COI

05/04/2021


Figura 1. Etapas para determinação de espécie de inseto, utilizando a região do gene mitocondrial – citocromo oxidase I (COI).

Por Dra. Tatiana Mituti

Sequências parciais de DNA do gene mitocondrial do citocromo c oxidase subunidade I (COI) podem servir como códigos de barras de DNA para identificar e diferenciar espécies de insetos. O alto número de cópias por célula, taxa de mutação diferente entre espécies, ausência de recombinação, herança predominantemente materna na maioria dos organismos e baixo polimorfismo ancestral, são algumas características favoráveis. 

Deseja realizar a determinação de alguma espécie de inseto?

O Laboratório Agronômica realiza este serviço!

Confira a breve descrição de como este trabalho é realizado (Figura 1).

A análise é feita a partir do DNA de um único indivíduo, submetido à técnica da PCR com iniciadores que amplificam a região do gene COI. O produto da PCR é sequenciado utilizando o método de Sanger. 
A análise do resultado é realizada em uma base de dados como o Barcode of Life Data Systems – BOLD Systems e/ou National Center for Biotechnology Information – NCBI, que disponibilizam as sequências de DNA das espécies-tipo, ou seja, espécie cujas características são determinadas como padrão. 
Caso necessário, é possível realizar uma análise complementar, através da inferência Bayesiana, ferramenta utilizado principalmente para estudo de complexos de espécies crípticas.

Entre em contato (WhatsApp nesta página)! Solicite um orçamento! Você se surpreenderá positivamente com os nossos preços!

 


Veja mais notícias