Agronômica avalia seu Sistema de Gestão da Qualidade

04/03/2021


Imagem: https://foodsafetybrazil.org/reuniao-de-analise-critica-da-direcao/


Imagem: https://www.auctus.com.br/o-que-e-mapeamento-de-processos/

O que é Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)?

Um sistema de gestão da qualidade (SGQ) é definido como um sistema formalizado que documenta processos, procedimentos e responsabilidades para atingir as políticas e objetivos da qualidade. Um SGQ ajuda a coordenar e direcionar as atividades de uma organização para atender aos requisitos regulatórios e do cliente e melhorar sua eficácia e eficiência de forma contínua.


Por Gislaine Farina (Gestora da Qualidade do Agronômica)

A busca constante por melhoria contínua de processos nos leva a necessidade de avaliarmos, internamente, o nível de maturidade dos envolvidos do Agronômica, em relação a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. E isto é algo muito salutar.

Um instrumento muito utilizado para essa avaliação de maturidade é a reunião de análise crítica pela gerência, ferramenta de gestão, que além de avaliar o atendimento aos itens da norma, propicia à empresa, a avaliação do nível de discernimento e conduta dos envolvidos da alta gestão em relação à gestão.

Anualmente o Agronômica avalia seu sistema de gestão e, apesar de todos os desafios do ano de 2020, a análise realizada pelo setor da Qualidade (24fev2021) demonstrou que foi possível trabalhar vários aspectos durante a pandemia. Uma reorganização gerencial e organizacional foi necessária para que a empresa conseguisse superar os desafios que a pandemia ocasionou. Durante muito tempo a equipe trabalhou na bimodalidade (presencial e home office), uma revisão orçamentária se fez necessária e foi preciso um plano de contingência para manter em dia os compromissos. Estabeleceram-se inúmeras ações em decorrência dos riscos avaliados e se fez necessária a tomada de medidas de segurança e readequação.

Diante deste cenário, as medidas em relação ao Sistema de Gestão da Qualidade que mais impactaram foram em relação ao pessoal, equipamentos, insumos e mecanismos de garantia da qualidade. Alguns ajustes foram necessários, como por exemplo, a readequação das cargas horárias de trabalho e substituições para a preservação da saúde dos colaboradores, através da diminuição da lotação. Houve revisão do programa de calibração dos equipamentos de medição, com modificação da agenda, mas com o cuidade de evitar qualquer prejuízo à sua acurácia. Uma forte intervenção dos responsáveis pelo setor de compras no controle dos estoques de consumíves foi necessária, visto que os reagentes começaram a ficar escassos no mercado. Além disto, o Agronômica decidiu por uma redução na participação de interlaboratoriais devido à falta de disponibilidade de parceiros e de pessoal.

Apesar dos desafios enfrentados, muitos aspectos positivos precisam ser evidenciados: a pandemia facilitou a comunicação virtual (novo normal), ampliou o network, e algumas ações importantes foram iniciadas, como, por exemplo, a revisão de escopo (MAPA), contatos com pesquisadores, promoção do marketing, participação em diversos eventos, palestras, treinamentos.

A revisão orçamentária foi iniciada em setembro de 2020, quando iniciamos a revisão do planejamento estratégico 2021-2024, o qual ganhou uma nova roupagem em função das ameaças externas, tão significativas e impactantes. A estratégia foi envolver toda a equipe com o intuito de uma mudança cultural bastante significativa. O Agronômica revisou a sua Missão, Visão e Valores, pois pretende atuar com inovação no diagnóstico fitossanitário, buscando atuar fortemente no mercado nacional, com novos parceiros e novas tecnologias a partir de um diagnóstico sem hipótese e sem fronteiras.

Inúmeros projetos estão sendo trabalhados, como por exemplo, melhorias na organização de programas de atividades de proficiência, melhorias na avaliação de riscos, implantação de sistema automatizado para controle de temperatura, automação de processos com o objetivo de reduzir trabalhos e zero papel, melhoria da comunicação visual e da gestão à vista, para maior agilidade das entregas.

O ano de 2020 foi atípico, entretanto, trouxe uma nova visão de cenário de mercado e novas perspectivas para o Agronômica. Se por um lado a inovação é rica, por outro, a necessidade de se atingir melhores resultados gera uma ruptura de paradigmas, sendo essencial uma gestão forte para que as diretrizes se mantenham firmes e coerentes.

Uma comunicação mais transparente e assertiva será o foco de 2021, para que todos possam estar alinhados, caminhando no mesmo compasso, a fim de otimizarmos recursos e energias. Desta forma, a meta do Agronômica é a satisfação do cliente, entendendo o que ele precisa, garantindo transparência nos resultados, de forma ágil e rápida, através de uma equipe multidisciplinar, competente, altamente treinada e com tecnologias de ponta à disposição.


Veja mais notícias