Fiscalização Agropecuária e a COVID-19

11/12/2020




O Eng. Agr. Valmir Duarte participará em LIVE pelo Youtube no próximo dia 17 de dezembro, quinta-feira, a partir das 20 h, quando falará sobre "Fiscalização Agropecuária e a COVID-19: Ano Internacional da Saúde Vegetal", a convite da Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (AFAGRO).

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=tAIOyDwduFc 

Facebook: https://www.facebook.com/AfagroRs/

A LIVE terá a participação do Auditor Fiscal Federal Agropecuário Roque Danielli, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Fiscal Estadual Agropecuário Ricardo Augusto Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR-RS), com a mediação da Fiscal Estadual Agropecuário Liese Vargas, diretora da AFAGRO.

Considerando que 2020 está sendo o Ano Internacional da Saúde de Plantas, a pandemia e os novos hábitos, a abordagem visará mostrar os benefícios desta nova era para a fiscalização agropecuária e sua importância para a segurança alimentar. 

**************** Texto da jornalista Bruna Karpinski (abaixo)

Para debater a importância da defesa vegetal, a Afagro realiza na próxima quinta-feira (17/12), às 20 horas, live sobre Fiscalização Agropecuária e a Covid-19 no Ano Internacional da Sanidade Vegetal.
 
Segundo a Organização das Nações Unidas, as pragas e doenças das plantas são responsáveis pela perda de até 40% das culturas alimentares do mundo. Em tempos de pandemia, é preciso refletir sobre o tema.
 
Entre os convidados do debate virtual estão:
 
O engenheiro agrônomo e fiscal estadual agropecuário Ricardo Felicetti. Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural, ele irá apresentar uma retrospectiva das ações realizadas em 2020, ano marcado por sementes vindas do exterior e ataques de gafanhotos. 
 
O engenheiro agrônomo Roque Danieli, auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura vai abordar as ameaças fitossanitárias ao Brasil.
 
O engenheiro agrônomo Valmir Duarte, doutor em Sanidade Vegetal e diretor RT do laboratório de diagnóstico fitossanitário Agronômica, fará palestra sobre as contribuições da Covid-19 para a defesa vegetal. O especialista vai falar sobre inovações tecnológicas que surgiram em função da pandemia e que poderão auxiliar na sanidade vegetal.
 
A live será mediada pela engenheira agrônoma e fiscal estadual agropecuária Liese Vargas, diretora da Afagro. "A pandemia veio para reforçar a importância crescente do trabalho dos fiscais estaduais agropecuários e das ações de defesa vegetal para a saúde pública e segurança alimentar", pontua.


Veja mais notícias