Agronômica aprovado em interlaboratorial internacional!

22/10/2019


Relação dos 14 laboratórios que participaram do teste interlaboratorial comparativo para a validação do método de detecção de Ca. Liberibacter solanacearum em extratos de sementes de cenoura por PCR em tempo real

O Agronômica, através da Dra. Yuliet Franco Cardoza, Dra. Tatiana Mituti e Biól. Juliane Fernandes, participou de um teste interlaboratorial comparativo para a validação do método de detecção de Candidatus Liberibacter solanacearum em extratos de sementes de cenoura por PCR em tempo real, em 2018, promovido pela Organização Internacional de Sementes (ISF) e organizado pelo laboratório Bejo Zaden B. V. da Holanda.

Vinte e uma amostras de 10.000 sementes de cenoura com diferentes níveis de infecção: livre, médio (3%) e alto (60%), foram analisadas. Os resultados superiores a 80% para os parâmetros de desempenho sensibilidade, especificidade, acurácia, repetitividade e reprodutibilidade indicaram que o método é reprodutível e está apto para uso. Os resultados obtidos pelo Agronômica foram satisfatórios (aprovados) e reforçaram a sua competência para realizar estas análises.

Os laboratórios participantes do interlaboratorial internacional foram da Austrália, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Nova Zelândia, e do Brasil, sendo o Agronômica seu único representante.


Veja mais notícias