Interessado em pureza genética?

23/09/2019


Pureza varietal através da genotipagem...







O Agronômica tem no seu planejamento estratégico o objetivo de oferecer serviços de genotipagem de plantas. A determinação da qualidade das sementes (genética, além da física, fisiológica e sanitária) de plantas cultivadas em geral, visando a pureza varietal, é essencial, pois fatores do ambiente podem contribuir para a produção de sementes com características diferentes do padrão da variedade e a análise visual (tamanho médio, formato, coloração e aspecto do tegumento, cor e formato do hilo) para determinação de pureza varietal não é suficiente. 

Marcadores moleculares, como o polimorfismo de um único nucleotídeo (SNP), microsatélites (unidades de repetição de pares de bases do DNA (AT, GC)) e genotipagem por sequenciamento (GBS), são utilizados no melhoramento de plantas e na determinação da pureza varietal.

A aplicação das tecnologias de sequenciamento de próxima geração (NGS) levou a avanços notáveis no sequenciamento de genoma inteiro, que fornece sequências de ultra-throughput para revolucionar a genotipagem e melhoramento de plantas. A combinação do sequenciamento do genoma com a técnica de marcadores moleculares ampliou ainda mais o uso de NGS, faviorecendo a seleção assistida no melhoramento de plantas.

O fato é que todas estas ferramentas e tecnologias estão disponíveis e demoram a ser utilizadas na solução dos problemas do dia-a-dia das empresas brasileiras por falta de profissionais treinados, que saibam analisar e oferecer a melhor solução para cada caso. Neste contexto, o Agronômica está estruturando uma equipe com massa crítica que consiga oferecer soluções adequadas para as demandas da agricultura, particularmente de empresas produtoras de sementes.

Interessados em determinação de pureza varietal e características fenotípicas de plantas cultivadas em geral serão muito bem vindos para conversar conosco. A intenção do Agronômica é prestar um serviço de genotipagem personalizado, de excelência e que caiba no bolso dos parceiros interessados.

Referências

Genotipagem de fruteiras. Disponível em: <http://agronomicabr.com.br/detalhe.aspx?id=533>. Acesso em: 23 set.2019.

Hortitec: Motivação para repensar o Agronômica! Disponível em:  <http://www.agronomicabr.com.br/detalhe.aspx?id=1572>. Acesso em: 23 set.2019.

Lopes, A. C. A.; Nascimento, W. M.  Análise de Sementes de Hortaliças. Circular Técnica 83, Brasília, DF, Novembro, 2009. Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/783114/4/ct83.pdf>. Acesso em: 23 set.2019.


Veja mais notícias