Meloidogyne javanica em cenoura de Santo Antônio de Posse, SP
06/03/2021

Ver ampliada

Figura 1. Prancha com detalhes de Meloidogyne javanica em raiz de cenoura, Santo Antônio de Posse, São Paulo, 18 fev 2021.


Ver ampliada

Figura 2. Raiz de cenoura com galhas e ramificações causadas por Meloidogyne javanica, Santo Antônio de Posse, São Paulo, 18 fev 2021.


Ver ampliada

Figura 3. Raiz de cenoura com galhas e bifurcação causadas por Meloidogyne javanica, Santo Antônio de Posse, São Paulo, 18 fev 2021.


Ver ampliada

Figura 4. Raiz de cenoura com galhas causadas por Meloidogyne javanica, Santo Antônio de Posse, São Paulo, 18 fev 2021.


Ver ampliada

Figura 5. Corte perineal de Meloidogyne javanica de raíz de cenoura, Santo Antônio de Posse, São Paulo, 18 fev 2021,


Ver ampliada

Figura 6. Fêmea de Meloidogyne javanica em raiz de cenoura, Santo Antônio de Posse, São Paulo, 18 fev 2021.


Ver ampliada

Figura 7. Massa de ovos de Meloidogyne javanica em raiz de cenoura, Santo Antônio de Posse, São Paulo, 18 fev 2021.



Raízes de cenoura (Daucus carota) recebidas do município de Santo Antônio de Posse, São Paulo, 18 fev 2021, com retorcimento e galhas, foram analisadas com o objetivo de identificar a espécie de Meloidogyne. O resultado indicou tratar-se de Meloidogyne javanica. O número de juvenis/ovos nas amostras examindas variou de 648 a 4151 por 10 g de raízes.

Infecções causadas por nematoides do gênero Meloidogyne na cultura da cenoura (Daucus carota) resultam em raízes bifurcadas com um número varável de ramificações e sobretudo a presença de galhas. As perdas podem alcançar de 20 até 100% na produção. A ação desses nematoides não somente resulta em perda de produção, mas também reduz o valor comercial da cenoura, ou mesmo a torne imprópria para o comércio, visto que o órgão afetado é justamente o que vai ser oferecido no mercado. Mesmo que não cause danos à saúde do homem, o aspecto visual da cenoura após infecção desse grupo de nematoides não é aceito pelo consumidor.

Referências:

Ferraz, S., & Santos, J. D. (1984). Os problemas com nematódeos na cultura da cenoura e da mandioquinha-salsa. Informe Agropecuário, 10(120).

Pinheiro, J. B., de CARVAL, A. D. F., & Vieira, J. V. (2010). Manejo do nematoide-das-galhas (Meloidogyne spp.) em cultivos de cenoura na Região de Irecê-BA. Embrapa Hortaliças-Comunicado Técnico (INFOTECA-E).

Sikora, R. A., & Fernandez, E. (2005). Nematode parasites of vegetables. Plant parasitic nematodes in subtropical and tropical agriculture, (Ed. 2), 319-392.

Williams, K. J. O. 1972. Meloidogyne javanica. Set 1, no. 3. St Albans. In CIH descriptions of plant-parasitic nematodes, org. Commonwealth Institute of Helminthology.

*******

How to cite: Coutinho, R. R. Meloidogyne javanica em cenoura de Santo Antônio de Posse, SP. Agriporticus. Disponível em: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=955. Acesso em: 06.mar.2021 (Atualize a data de acesso.)

Nova busca

Sobreo projeto

O AgriPorticus é uma iniciativa do Agronômica visando compartilhar os registros de ocorrências de pragas e doenças, disponibilizando imagens que auxiliem o seu reconhecimento por extensionistas e agricultores no campo.
Visite o site para maiores informações: www.agronomicabr.com.br