Rotylenchulus reniformis na rizosfera de milho, Uberlândia, MG
30/09/2020

Ver ampliada


Ver ampliada

Fêmea vermiforme


Ver ampliada

Macho vermiforme


Ver ampliada

Região anterior da fêmea


Ver ampliada

Região anterior do macho



Espécimes (105/100 cm3 de solo) de Rotylenchulus reniformis foram encontrados em solo da rizosfera de plantas de milho, Uberlândia, MG, setembro 2020. Embora o solo seja oriundo de rizosfera de milho, esse nematoide não infecta a cultura, inclusive, o milho é comumente utilizado em programas de rotações de culturas para o manejo desse nematoide. Para culturas como algodão e soja, R. reniformis pode causar grandes prejuízos.

Fêmea e macho de R. reniformis podem ser observados em seu formato vermiforme (fotos). A fêmea quando se alimenta torna-se sedentária e altera seu formato vermiforme para um formato reniforme (semelhante a um "rim"), por isso o nome "reniformes".

 

Referências:

 

Siddiqi, M. R. 1972: Rotylenchulus reniformis. In: CIH descriptions of plant-parasitic nematodes, set 1, no. 05. St Albans, Commonwealth Institute of Helminthology.

 

Leandro, H. M., & Asmus, G. L. (2015). Rotação e sucessão de culturas para o manejo do nematoide reniforme em área de produção de soja. Ciência Rural, 45(6), 945-950.

 

Leach, M., Agudelo, P., & Lawton-Rauh, A. (2012). Effect of crop rotations on Rotylenchulus reniformis population structure. Plant disease, 96(1), 24-29.

 

*******

How to cite: Coutinho, R. R. Rotylenchulus reniformis na rizosfera de milho, Uberlândia, MG . Agriporticus. Disponível em: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=920. Acesso em: 30 set.2020. (Atualize a data de acesso.)

Nova busca

Sobreo projeto

O AgriPorticus é uma iniciativa do Agronômica visando compartilhar os registros de ocorrências de pragas e doenças, disponibilizando imagens que auxiliem o seu reconhecimento por extensionistas e agricultores no campo.
Visite o site para maiores informações: www.agronomicabr.com.br