Nematoides em pessegueiro em Campestre da Serra, RS
07/05/2020

Ver ampliada


Ver ampliada

Sem as legendas para facilitar a utilização em publicações.


Ver ampliada


Ver ampliada

Sem as legendas para facilitar a utilização em publicações.



Mesocriconema xenoplax (sin. Criconemella xenoplax e Macrophostonia xenoplax ), nematoide conhecido por causar a morte precoce do pessegueiro, causando destruição, atrofiamento e morte das raízes, interferindo, consequentemente, na dormência e capacidade da planta em suportar estresses, foi encontrado na rizosfera de pessegueiro em amostras de solo (336 espécimes em 100**3 cm de solo) e raízes de pomar comercial localizado em Campestre da Serra, RS (Pr. 161239).

No mesmo material, Pratylenchus penetrans também foi encontrado infectando as raízes de pessegueiro (333 espécimes/10 g de raiz). P. penetrans, conhecido como o nematoide das lesões radiculares, causa sua degeneração e predispõe a planta a outros tipos de patógenos. Essa espécie, juntamente com Pratylenchus vulnus, é comumente encontrada infectando raízes de pessegueiro cultivados na região sul do país, conforme mostrado no link a seguir:

Referências

Corbett, D. C. M. 1973: Pratylenchus penetrans. In: CIH descriptions of plant-parasitic nematodes, set 2, no. 25. St Albans, Commonwealth Institute of Helminthology.

Gomes, C. B.; Campos, A. D. Sistema de Produção de Pêssego de Mesa na Região da Serra Gaúcha. Embrapa Uva e Vinho. Disponível em: https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Pessego/PessegodeMesaRegiaoSerraGaucha/nemato.htm. Acesso em: 07 mai.2020.

Oliveira, C. M. G.; Santos, M. A.; Castro, L. H. S. Diagnose de Fitonematoides. Campinas, SP, 2016.

******

How to cite: Coutinho, R. R. 2020. Nematoides em pessegueiro em Campestre da Serra, RS. Agriporticus. Disponível em: <http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=896>. Acesso em: 07 mai.2020. (Atualize a data de acesso.)

Nova busca

Sobreo projeto

O AgriPorticus é uma iniciativa do Agronômica visando compartilhar os registros de ocorrências de pragas e doenças, disponibilizando imagens que auxiliem o seu reconhecimento por extensionistas e agricultores no campo.
Visite o site para maiores informações: www.agronomicabr.com.br