Míldio em videira, Picada Café, RS
14/12/2018

Ver ampliada

Na face adaxial das folhas, correspondente a "mancha de óleo", e na face abaxial há a formação branca, densa, de aspecto cotonoso, formada pelas frutificações do oomiceto Plasmopara viticola


Ver ampliada

Mancha de óleo na face adaxial, caracterísitca do míldio da videira, causado por Plasmopara viticola, Picada Café, RS.



Míldio (downy mildew), causado pelo oomiceto Plasmopara viticola, em videiras no município de Picada Café, RS, 14/12/2018. O agente ataca todas as partes verdes da planta, principalmente as folhas. Os sintomas apareceram acentuadamente em plantas tratadas com sulfato de amônio.

O oomycete Plasmopara viticola é nativo da América do Norte e foi acidentalmente introduzido na Europa no final do século XIX, onde causou danos generalizados à indústria da uva. Desde aquela época, o dano causado por este patógeno tem sido geralmente controlado com múltiplas aplicações de fungicidas.

*******

How to cite: Teló, P. S. Míldio em videira, Picada Café, RS. Agriporticus. Disponível em: <http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=822>. Acesso em: 14 dez.2018. (Atualize a data de acesso.)

Nova busca

Sobreo projeto

O AgriPorticus é um projeto do Agronômica, laboratório de diagnóstico fitossanitário, de iniciativa privada, credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Visite o site para maiores informações: www.agronomicabr.com.br