Rotylenchulus reniformis em solo da Região de Santo Ângelo, RS
21/08/2018

Ver ampliada

Fêmea imatura do nematoide Rotylenchulus reniformis (Tylenchida: Rotylenchulidae), praga não regulamentada, conhecido como nematoide-reniforme, corpo vermiforme no formato de C.


Ver ampliada

Macho do nematoide Rotylenchulus reniformis (Tylenchida: Rotylenchulidae), praga não regulamentada, conhecido como nematoide-reniforme, presente em solo da Região de Santo Ângelo, RS.


Ver ampliada

Região posterior do macho do nematoide Rotylenchulus reniformis, indicando a presença da espícula, espécime presente em solo da Região de Santo Ângelo, RS; Espícula: estrutura de penetração do nematoide adulto macho que é extrusível através da abertura cloacal e funciona durante a cópula para a transferência de esperma.


Ver ampliada

Região anterior do macho do nematoide Rotylenchulus reniformis (Tylenchida: Rotylenchulidae), praga não regulamentada, conhecido como nematoide-reniforme, presente em solo da Região de Santo Ângelo, RS.


Ver ampliada

Região anterior da fêmea imatura do nematoide Rotylenchulus reniformis (Tylenchida: Rotylenchulidae), praga não regulamentada, conhecido como nematoide-reniforme, presente em solo da Região de Santo Ângelo, RS. 



Espécimes do nematoide Rotylenchulus reniformis (Tylenchida: Rotylenchulidae), praga não regulamentada, conhecido como nematoide-reniforme, foram detectados em amostras de solo (Protocolo 119322, amostra 16776) da Região de Santo Ângelo, RS, através do método de extração de Jenkins (1964) (Flotação centrífuga em solução de sacarose).

O nematoide Rotylenchulus reniformis trata-se de uma espécie altamente polífaga, ocorrendo em mais de 140 espécies de plantas. Dentre as principais culturas hospedeiras, destacam-se algodão, soja, abacaxi, cafeiro, feijoeiro e maracujazeiro. Danos: O nematoide-reniforme prejudica a passagem de água e nutrientes das raízes para as folhas, consequentemente causando amarelecimento das folhas, redução no porte das plantas e queda de produção.

Um aspecto peculiar do gênero Rotylenchulus  relacionado ao ciclo de vida está no fato de que o estádio infectante não é o juvenil J2, como é comum entre os fitonematoides sedentários, mas sim a fêmea, ainda imatura sexualmente e com o corpo filiforme, esguio e alongado (veja imagens).

Características taxonômicas: (1) Fêmea imatura: Corpo vermiforme assumindo um formato de C; (2) Região anterior da fêmea imatura: Região labial alta, com estilete forte. Nódulos do estilete arredondados e inclinados para trás. Bulbo mediano oval, com válvula proeminente; (3) Região anterior do macho: Vermiforme com estilete e esôfago atrofiados não funcionais. O estilete é mais fraco e o bulbo mediano é reduzido, sem válvula proeminente.

Ciclo de vida: Duração de 2,5 a 4 semanas dependendo da temperatura do hospedeiro. O juvenil de segundo estádio (J2) eclode do ovo e passa por três ecdises sucessivas no solo sem se alimentar, dando origem a um adulto macho (não fitoparasita) ou a uma fêmea imatura (que é a forma infectante da espécie). A fêmea imatura vai em busca da raiz da planta hospedeira e quando encontra penetra com a parte anterior do corpo começando o parasitismo. O corpo torna-se reniforme com a alimentação e o nematóide vira um semi-endoparasita sedentário. A massa de ovos depositada pelas fêmeas possuem de 40 a 70 ovos. Normalmente a reprodução é por anfimixia e os machos são encontrados junto às fêmeas maduras nas superfícies das raízes em meio às massas de ovo

Referências:

Agrolink. Nematóide reniforme (Rotylenchulus reniformis). Disponível em: https://www.agrolink.com.br/problemas/nematoide-reniforme_413.html. Acesso em: 21 ago.2018.

Asmus, G. L.; Isenberg, K. Danos em algodoeiro associados ao nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis) em Mato Grosso do Sul. Disponível em: http://www.cnpa.embrapa.br/produtos/algodao/publicacoes/trabalhos_cba4/260.pdf. Acesso em: 21 ago.2018.

DefesaVegetal.net. Rotylenchulus reniformis. Disponível em: http://www.defesavegetal.net/-rotyre. Acesso em: 21 ago.2018.

Nemaplex. Rotylenchulus reniformis. Disponível em: http://nemaplex.ucdavis.edu/Taxadata/G116s2.aspx. Acesso em: 21 ago.2018.

Nematologia Brasil. Nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis). Disponível em: http://nematobrasil.blogspot.com/2011/08/nematoide-reniforme-rotylenchulus.html. Acesso em: 21 ago.2018.

Rebois, R. V. Effect of Soil Water on Infectivity and Development of Rotylenchulus reniformis on Soybean, Glycine max. The Journal of Nematology, 5(4): 246–249. 1973. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2620019/. Acesso em: 21 ago.2018.

*******

How to cite: Ferreira, F. C. Rotylenchulus reniformis em solo da Região de Santo Ângelo, RS. Disponível em: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=772. Acesso em: 21 ago.2018.

Nova busca

Sobreo projeto

O AgriPorticus é um projeto do Agronômica, laboratório de diagnóstico fitossanitário, de iniciativa privada, credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Visite o site para maiores informações: www.agronomicabr.com.br