Fitotoxidez em bagas de videira
20/11/2020

Ver ampliada

Fitotoxidez: queima dos tecidos das bagas caracterizada por manchas escuras, uma delas visivelmente na área onde o produto escorreu...Uva Isabel tratada com fungicida e adjuvante, Picada Café, RS, 28/10/2020.


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada



Plantas de videira Isabel (híbrido de Vitis vinifera e V. labrusca) foram pulverizadas contra o míldio (Plasmopara viticola) com o fungicida Totalit (bentiavalicarbe isopropílico + clorotalonil, Iharabras) e o adjuvante Celenco Agile FX (Lonza), Picada Café, RS (21/10/2020). O tratamento foi feito no final de tarde, sem sol. Os sintomas ocorreram nos cachos apenas no lado exporto ao sol da manhã. A fitotoxidez pode estar associada a eliminação das folhas próximas aos cachos, o que expôs as bagas ao sol. Como os tecidos estavam sombreados, a aplicação do fungicida e adjuvante potencializou a sensibilidade dos tecidos.

As imagens e informações são da Eng. Agr. Patrícia de Souza Teló.

*******

How to cite: Teló, P. S.; Duarte, V. Fitotoxidez em bagas de videira. Disponível em: <http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=925>. Acesso em: 20 nov.2020.

Nova busca

Sobreo projeto

O AgriPorticus é uma iniciativa do Agronômica visando compartilhar os registros de ocorrências de pragas e doenças, disponibilizando imagens que auxiliem o seu reconhecimento por extensionistas e agricultores no campo.
Visite o site para maiores informações: www.agronomicabr.com.br