Pratylenchus brachyurus em milho do Paraná
18/08/2020

Ver ampliada

Raíz de milho com regiões escuras, típicas leso~es causadas por Pratylenchus brachyurus. Paraná, julho 2020.


Ver ampliada

Cauda e vulva de Pratylenchus brachyurus


Ver ampliada

Pratylenchus brachyurus presente em raíz de milho, Paraná, julho 2020.


Ver ampliada

Pratylenchus brachyurus, 0,4 a 0,5 mm de comprimento



Pratylenchus brachyurus, nematoide conhecido como nematoide das lesões. É um endoparasita migrador que ao percorrer o sistema radicular se alimentando do conteúdo das células, deixam galerias que vão se necrosando, deixando partes escurecidas (as partes necrosadas) decorrentes da morte celular. A espécie em questão foi encontrada em plantas de milho na concentração de 20 espécimes por 100 cm3 de solo e 477 espécimes por 10 g de raiz. Esse nível populacional para a cultura do milho é considerado muito alto, indicando ao produtor realizar um plano de manejo para esse nematoide. 

O efeito da frequência simulada de chuvas na patogenicidade de Pratylenchus zeae e P. brachyurus foi estudada em quatro experimentos em casa de vegetação. O número de P. brachyurus não diferiu entre os regimes de irrigação no milho ou sorgo. Ambas as espécies de nematoides da lesão foram prejudiciais ao milho, mas o sorgo aumentou o crescimento das plantas em resposta ao P. brachyurus. Conclui-se que o estresse hídrico não é o único fator ambiental que influencia a patogenicidade dessas duas espécies em milho e sorgo (McDonald and van den Berg 1993).

A interação de Belonolaimus longicaudatus, Meloidogyne incognita e Pratylenchus brachyurus no milho e B. longicaudatus, M. incognita e Heterodera glycines na soja foi investigada em micro-parcelas durante duas safras de milho e uma safra de soja. Nenhuma interação ocorreu no milho em 1987. Em 1988, as densidades populacionais de B. longicaudatus no meio da estação foram maiores em parcelas de milho infestadas com M. incognita (P ≤ 0,05), mas na colheita, as densidades populacionais de B. longicaudatus foram menores nas parcelas de milho infestadas com P. brachyurus (P ≤ 0,05). Exceto pelo peso do colmo na colheita, o crescimento da planta não foi afetado por nenhum tratamento (Dickson and McSorley 1990).

Referências:

CORBETT, D. C. M. 1976: Pratylenchus brachyurus. In: CIH descriptions of plant-parasitic nematodes, set 6, no. 89. St Albans, Commonwealth Institute of Helminthology.

Dickson, D. W., e McSorley, R. 1990. Interaction of three plant-parasitic nematodes on corn and soybean. J. Nematol. 22:783–791 Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19287797.

MAI, W.F., P.G. MULLIN, H.H. LYON, K. LOEFFLER. 1996. Plant-parasitic nematodes: a pictorial key to genera. Cornell University Press, Ithaca.  

McDonald, A. H., e van den Berg, E. H. 1993. Effect of watering regimen on injury to corn and grain sorghum by pratylenchus species. J. Nematol. 25:654–658 Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19279822.

NEMAPLEX. Pratylenchus brachyurus. Disponível em:  http://nemaplex.ucdavis.edu/Taxadata/G105S1.aspx. Acesso em: 18 ago.2020.

RAMOS, A. A. Cultivares de milho Pioneer indicadas para áreas com nematoides na safrinha. Disponível em: <http://www.pioneersementes.com.br/media-center/artigos/137/cultivares-de-milho-pioneer-indicadas-para-areas-com-nematoides-na-safrinha>. Acesso: 17 de ago. 2020.

*******

How to cite: Coutinho, R. R. Pratylenchus brachyurus em milho do Paraná. Agriporticus. Disponível em: <http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=913>. Acesso em: 18 ago.2020. (Atualize a data de acesso.)

Nova busca

Sobreo projeto

O AgriPorticus é uma iniciativa do Agronômica visando compartilhar os registros de ocorrências de pragas e doenças, disponibilizando imagens que auxiliem o seu reconhecimento por extensionistas e agricultores no campo.
Visite o site para maiores informações: www.agronomicabr.com.br