Maçãs importadas com deformações atribuídas a insetos
21/05/2020

Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada


Ver ampliada



A unidade de São Borja, RS, do Agronômica, recebeu maçãs (MalusxX domestica 'Cripps Pink') importadas do Chile (21/mai/2020) com verrugas ou inchaços na superfície. A hipótese aceita foi que se tratam de deformações devido a injúria por insetos nos frutos quando em desenvolvimento. O gorgulho de ameixeira (Conotrachelus nenuphar) está entre os insetos que induzem este dano, mas sua ocorrência não tem registro no Chile ou na América do Sul. Outra possibilidade é danos por tripes (Thysanoptera), insetos pequenos, de corpo estreito, com dois pares de asas franjadas e aparelho bucal sugador formado por três estiletes.

Este dano prejudica a estética do fruto, mas seu consumo não apresenta problema para a saúde humana. Também o inseto que causou tal dano nos frutos jovens já não está presente.

Referência:

Shane, Bill. Wierd shaped apples with bumps. Cooperative Extension. Michigan Sate University. Disponível em: https://ask.extension.org/questions/486713. Acesso em: 21 mai.2020.

*******

How to cite: Marchetti, M. M.; Ferreira, V. A.; Duarte, V. Maçãs importadas com deformações atribuídas a insetos. Agriporticus. Disponível em: <http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=903>. Acesso em: 21 mai.2020. (Atualize a data de acesso.)

Nova busca

Sobreo projeto

O AgriPorticus é uma iniciativa do Agronômica visando compartilhar os registros de ocorrências de pragas e doenças, disponibilizando imagens que auxiliem o seu reconhecimento por extensionistas e agricultores no campo.
Visite o site para maiores informações: www.agronomicabr.com.br